AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE SATISFAÇÃO DOS ALUNOS DE CIRCUITOS ELÉTRICOS II

Autores

  • George Anderson Caminha Goncalves
  • Daniel Rebouças Jaguaribe
  • Gabriel da Silva Pinto
  • Raimundo Furtado Sampaio
  • Ruth Pastora Saraiva Leao

Resumo

Ao final da disciplina de graduação Circuitos Elétricos II (TH0176), foi feita uma pesquisa de opinião com aproximadamente 39 alunos, dos quais 15 responderam e se mostraram, em geral, satisfeitos com a metodologia adotada. Essa pesquisa visou avaliar a percepção dos alunos quanto à mudança de metodologia adotada para condução da disciplina em face à pandemia de Covid-19 que ocorreu em 2020, forçando as pessoas a uma condição de distanciamento social para evitar o contágio desenfreado, além de propor meios de evoluir o modo de ministrar a disciplina em semestres letivos futuros. Portanto, para dar continuidade ao semestre letivo 2020.1, professores e monitores trabalharam juntos para reestruturar a metodologia de ensino da disciplina, composta de conteúdo teórico e prático. Para o ensino remoto da disciplina, foram utilizadas as plataformas da Google, como o Meet, Classroom, YouTube e Forms. A avaliação do aprendizado foi feita por meio de avaliações formativas e somativas, tais como trabalhos em equipe, questionários e seminários. A coleta do feedback dos alunos foi feita seguindo os conselhos da orientadora, utilizando um formulário do Google Forms, com diversas perguntas sobre a disciplina em geral e as partes teórica e prática. As respostas, em sua maioria, indicaram que a metodologia aplicada foi satisfatória para a absorção do conteúdo, especialmente na parte de laboratório, onde foi necessário o uso de softwares gratuitos para representar a realidade da bancada, e que a disciplina deveria futuramente integrar características convenientes do ensino à distância (EaD) à disciplina presencial, como uso de vídeo-aulas gravadas e encontros presenciais para tirar dúvidas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência