AVALIAÇÃO DO SISTEMA DE AULAS PRÁTICAS HÍBRIDAS NA DISCIPLINA DE PARASITOLOGIA BÁSICA DO CURSO DE FARMÁCIA REALIZADO POR MONITORES NO SEMESTRE 2020.1

Autores

  • Joao Lucas Quindere Saraiva
  • Nayara Silva Lima
  • Davi Araújo Aragão
  • Natasha Maria Lima Pinheiro
  • José Igor de Oliveira Jacó
  • Maria de Fatima Oliveira

Resumo

Introdução: Com o surgimento do novo coronavírus e implantação nas instituições de ensino superior de uma metodologia de ensino à distância (EaD), a disciplina de parasitologia básica precisou trabalhar com um sistema de aulas práticas híbridas, com aulas práticas online por meio de fotos tiradas do microscópio e aulas presenciais de microscopia. Os principais problemas observados foram a falta de fotos de boa qualidade para exposição em aulas remotas e por ser o primeiro contato dos alunos com organismos a nível microscópico, outro fator de dificuldade para os discentes. Objetivo: Avaliar a eficácia do sistema de aulas híbridas aplicadas como método de ensino-aprendizagem nas aulas práticas da disciplina parasitologia básica. Metodologia: Na primeira semana, foram enviadas videoaulas gravadas pelos monitores sobre os 3 módulos da disciplina. Nas 2 semanas seguintes, foram realizadas aulas práticas presenciais para auxiliar na fixação do conteúdo, na primeira semana foram as aulas do módulo 2 (helmintos), na segunda semana, foram as aulas do módulo 3 (protozoários sanguíneos). Ao término do semestre, foi aplicado um questionário pelo ‘Google Forms’. Resultados: Dos 42 alunos matriculados, 36 alunos responderam o formulário, 55,6% (20) dos alunos acharam que o sistema de aulas híbridas tiveram uma boa aplicação no semestre, 75% (27) dos alunos disseram que as vídeo-aulas da prática ajudaram muito a compreender a morfologia dos parasitas estudados, 83,3% (30) dos alunos disseram que as aulas práticas presenciais ajudaram muito a fixar o que foi visto nas vídeo-aulas e, por fim, 61,1% (22) dos alunos consideraram que as aulas práticas híbridas ajudaram muito no seu desempenho das provas práticas. Conclusão: O sistema de aulas práticas híbridas foi bem aplicado durante o semestre 2020.1 e facilitou o entendimento de boa parte dos alunos da disciplina, porém, melhorias devem ser feitas nos semestres subsequentes para melhor aproveitamento dos discentes.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência