AVALIAÇÃO DO USO DA FERRAMENTA COMPUTACIONAL MOODLE QUIXADÁ NO ENSINO REMOTO DE DISCIPLINAS DE PROGRAMAÇÃO
Resumo
Com o desenvolvimento de tecnologias de comunicação à distância, a sociedade ruma a uma vida cada vez mais conectada e prática, sem a necessidade de contato presencial. Todavia, o ano de 2020 impulsionou essa evolução de forma atípica devido à pandemia do COVID-19, ocasião na qual políticas de isolamento social forçaram diversos setores a adotar sistemas que priorizam o meio digital com o intuito de evitar a proliferação do vírus. Visando apresentar e discutir os impactos dessa mudança num setor específico, o presente trabalho, por meio de pesquisas e entrevistas, questiona alunos e professores das disciplinas de Programação Computacional para Engenharia (CK-0179) e Introdução à Programação (TI0109), na Universidade Federal do Ceará (UFC), sobre as consequências da adoção do aplicativo Moodle do Campus da UFC em Quixadá, uma plataforma digital capaz de avaliar automaticamente códigos de linguagem de programação C submetidos, no ensino do corpo docente e aprendizado do corpo discente. Com o levantamento, foram observados aspectos positivos e negativos no desempenho e utilização da ferramenta computacional. Assim, os dados coletados foram apresentados a um grupo de professores visando: descobrir os objetivos e motivações por trás da criação do aplicativo; entender com mais detalhes como funciona o compilador e possíveis razões das dificuldades encontradas; discutir possíveis alterações com intuito de fornecer suporte às problemáticas identificadas.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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