AVALIAÇÃO DO USO DE VÍDEOS DEMONSTRATIVOS SOBRE DIAGNÓSTICOS LABORATORIAIS NA DISCIPLINA DE MICROBIOLOGIA CLÍNICA

Autores

  • Lara Elloyse Almeida Moreira
  • Octavio Vital Baccallini
  • Vitoria Pessoa de Farias Cabral
  • Giovanna Riello Barbosa Correia
  • Cecilia Rocha da Silva

Resumo

Introdução:Com a ascensão das tecnologias e mídias virtuais, é imprescindível que o processo de aprendizagem seja inserido nesse contexto. Desta forma,vídeos interativos mostram-se como ferramentas facilitadoras na compreensão de conteúdos teóricos-práticos. Objetivo: Avaliar o aprendizado e a percepção dos estudantes acerca dos vídeos utilizados nas monitorias práticas da disciplina de Microbiologia Clínica. Metodologia: Os vídeos foram gravados pelos monitores da disciplina, sob a supervisão dos docentes. Após edição, os vídeos foram repassados aos alunos por meio da plataforma Google Classroom. Ao finalizar a visualização dos vídeos práticos, os alunos foram orientados a responder um formulário contendo perguntas relativas ao tema das aulas e sobre a relevância dos vídeos para o aprendizado. Resultados: Foram obtidas 25 respostas no formulário avaliativo. Sobre o vídeo com a temática Enterobactérias, foram feitas cinco perguntas, das quais as quatro primeiras questionavam os alunos sobre o conteúdo, em que foram obtidos os seguintes resultados: Pergunta 1: 56% de acertos ; Pergunta 2: 92% ; Pergunta 3: 60% ; Pergunta 4: 48%, totalizando uma média de 64% de acertos. A última pergunta foi acerca da relevância do vídeo para o aprendizado, em que 84% dos alunos consideraram o vídeo muito relevante e 16% relevante. Sobre o vídeo com a temática Urocultura, também foram feitas quatro perguntas acerca da temática abordada em que foram obtidos os seguintes resultados: Pergunta 1: 96% de acertos ; Pergunta 2: 88% ; Pergunta 3: 96%; Pergunta 4: 96%, totalizando uma média de 94% de acertos. Sobre a relevância, 84% dos alunos consideraram o vídeo muito relevante para o aprendizado e 16% relevante. Conclusão: Os vídeos foram úteis para o aprendizado dos estudantes, contudo o vídeo de Urocultura obteve melhores resultados que os de Enterobactérias. Com isso, é possível concluir que melhorias precisam ser aplicadas à metodologia deste vídeo.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência