AVALIAÇÃO DO USO DO INSTAGRAM COMO FERRAMENTA PARA A REALIZAÇÃO DE MONITORIAS SÍNCRONAS E ASSÍNCRONAS

Autores

  • JosÉ Lopes Tabatinga Neto
  • Camila Ferreira Roncari
  • Richard Boarato David

Resumo

Introdução: Após meses de paralisação em diversos setores devido à pandemia da Covid-19, ainda com medidas de isolamento as atividades produtivas começam a ser retomadas. Nesse cenário, a prática pedagógica tem a necessidade de fazer uso de ferramentas tecnológicas. Assim, as redes sociais se apresentam como plataformas virtuais de aprendizagem. Objetivos: Avaliar o uso do Instagram, através da ferramenta “live”, na oferta de monitorias síncronas e assíncronas nas disciplinas de fisiologia humana nos cursos da área da saúde da UFC. Metodologia: Perguntas objetivas e dissertativas sobre as atividades de monitoria via instagram realizadas entre agosto e outubro de 2020 via formulário eletrônico. Resultados: Participação de 19 alunos. 100% (19/20) já tinham conta no Instagram. Sobre uso anterior do formato “live”: 90% (18/20) já haviam participado de algum evento, 40% (8/20) já haviam participado de atividades educacionais e 30% (6/20) já haviam assistido aulas. 80% (16/20) acharam a plataforma adequada, 15% (3/20) acharam que o formato escolhido prejudicou de alguma forma, 45% (8/20) prefeririam outra plataforma e 80% (16/20) gostariam que esse formato continuasse sendo usado em outras atividades online realizadas. 70% (14/20) gostariam de manter monitorias também no instagram mesmo com a volta das atividades presenciais. Nas respostas abertas: “inovador”, “praticidade”, “não se torna cansativa”, “acessível” e “ficar gravada ajudou bastante”, “a interação fica prejudicada”, “maior distração” e “não poder assistir o vídeo acelerado”. Conclusão: A ferramenta apresenta diversas vantagens, como a acessibilidade, a integração entre lazer e estudos e a possibilidade de manter uma videoteca. O autor considera que as desvantagens observadas podem ser contornadas com a reformulação das aulas. Assim, aulas mais longas parecem inadequadas, dificultando a manutenção da atenção. Portanto, seu uso para vídeos de duração reduzida em apoio às aulas é mais adequado.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência