AVALIAÇÃO DO USO DO SOCRATIVE E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO REMOTO NO MÓDULO DE FARMACOLOGIA BÁSICA

Autores

  • Bruna Sobreira Kubrusly
  • Luis Eduardo Matoso Vieira
  • Ana Beatriz Timbó de Oliveira
  • Ricardo Sammuel Moura Lima
  • Sarah Girão Alves
  • Roberto Cesar Pereira Lima Junior

Resumo

Socrative é uma plataforma online que permite que o professor disponibilize questões aos alunos por um aplicativo para smartphone ou tablet. Ele foi considerado por vários estudos como uma forma de aprendizagem ativa, contribuindo para o aumento do conhecimento, da participação e da atenção nas aulas. Na pandemia, os desafios no ensino tornaram-se maiores e ferramentas, como o Socrative, podem ser úteis para aumentar a interação aluno-professor a distância. Avaliar a opinião dos alunos da Faculdade de Medicina matriculados no semestre 2019.2 acerca do uso do Socrative em Princípios de Farmacologia e suas implicações no ensino a distância. Aplicou-se um questionário de sete perguntas pela plataforma Google Forms. As questões foram baseadas na escala Likert, que considera como 1 (Discordo Totalmente) e 5 (Concordo Totalmente) e avalia a opinião sobre afirmações apresentadas. No total, houve 31 respostas. 80,6% concordaram totalmente (5) com “O Socrative favoreceu meu aprendizado significativo em relação às aulas presenciais”; 83,9% assinalaram 5 para a afirmação concernente ao aumento da concentração e participação nas aulas presenciais. Quanto às aulas online, 67,7% concordaram totalmente que o Socrative favoreceu o aprendizado durante o EAD e 64,5% assinalaram 5 para o item acerca do aumento da concentração e da participação online. Além disso, 90,3% concordaram totalmente que o aplicativo é de fácil uso; 67,7% marcaram 5 para “Senti-me confortável ao realizar a avaliação do módulo pelo Socrative” e 61,3% concordaram totalmente que a plataforma deveria ser utilizada em outras disciplinas. O aplicativo proporcionou para maioria dos participantes, um aumento do aprendizado bem como uma maior concentração e participação nas aulas. Entretanto, houve uma maior porcentagem a favor do Socrative nas aulas presenciais. Ademais, mostrou-se uma ferramenta de fácil uso, com aplicabilidade para avaliações remotas e de possível utilidade em outras disciplinas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência