AVALIAÇÃO DOS ACADÊMICOS DA DISCIPLINA DE ENDODONTIA CLÍNICA DO CURSO DE ODONTOLOGIA COM RELAÇÃO AO ENSINO REMOTO
Resumo
A Universidade Pública passou por um processo de mudança de aulas presenciais para remotas devido à crise sanitária da Covid-19. Para isso, foram necessárias criação de ações e estratégias para adaptação dos docentes e discentes. Essa mudança na modalidade de ensino trouxe consequências para a Educação Superior, devido às poucas informações científicas sobre a nova doença e as mudanças na rotina de milhares de universitários. Esse trabalho objetiva avaliar as aulas remotas da Disciplina de Endodontia Clínica do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), verificando as principais dificuldades vivenciadas pelos alunos com o intuito de melhorar o processo de ensino-aprendizagem da disciplina. A avaliação foi realizada por meio do preenchimento de Formulário Eletrônico (Google Forms), o público alvo foram os acadêmicos da disciplina de Endodontia Clínica do Curso de Odontologia da UFC. O formulário consta de 10 questões objetivas e subjetivas acerca das aulas remotas, o qual questiona e pontua as dificuldades encontradas pelos estudantes. O resultado demonstrou que 63,3% dos alunos apresentaram alguma dificuldade que interferiu no processo de aprendizagem. Os problemas mais citados pelos alunos que interferiram no processo de aprendizagem foram: dificuldade de concentração, aulas expositivas extensas e acesso à internet. Quando questionados sobre a abordagem dos professores, 70% concordaram que os mesmos esclareceram as dúvidas e questionamentos dos alunos, demonstrando clareza para abordar o conteúdo proposto.Conclui-se que as aulas remotas trouxeram prejuízos para os estudantes pesquisados, pois está sendo um período de desafios e adaptações no processo de ensino-aprendizagem.Assim, diante do contexto pandêmico que transformou as relações sociais anteriormente estabelecidas essa mudança na modalidade de ensino requer adaptações e esforços conjuntos com intuito de melhorar o ensino e o aprendizado na Universidade.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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