AVALIAÇÃO DOS ALUNOS SOBRE A ADAPTAÇÃO AO MODELO HÍBRIDO NA DISCIPLINA DE IMUNOLOGIA APLICADA, CURSO DE FARMÁCIA

Autores

  • Livia Santiago de Paula
  • Lucas Oliveira Lima
  • Liviane Maria Alves Rabelo
  • Jose Matheus Furtado Rodrigues
  • Aparecida Tiemi Nagao Dias

Resumo

Introdução: O ano de 2020 foi completamente atípico, sendo que todos foram levados a se adaptar a novas regras. Uma das áreas mais desafiadas foi a de Ensino, uma vez que não havia modelos híbridos, apenas presencial ou à distância. A partir dessa nova necessidade, nasceu um estreito compartilhamento de experiências entre professores sobre metodologias de ensino à distância e, assim sendo, sobre as novas tecnologias digitais. Objetivo: Realizar uma sondagem entre os alunos que cursaram a disciplina de Imunologia aplicada 2020.1 para verificar suas percepções sobre o modelo híbrido da disciplina. Método: Foi elaborado um questionário a partir do Formulários Google, e enviado aos alunos através das redes sociais, após o término da disciplina, contendo 10 perguntas. O formulário abordava os seguintes tópicos: modelo híbrido, conteúdo, biossegurança (aulas presenciais no laboratório), tipo de aula, atividades complementares e de monitoria. Resultados: Trinta e dois de 45 alunos (71,1%) responderam o questionário. Desses, 28 (87,5%) afirmaram terem se adaptado ao modelo híbrido. Vinte e cinco alunos (78,1%) acreditaram que a abordagem da disciplina foi completa; 4 alunos (12,5%) não a consideraram completa devido à impossibilidade de realizar todas as aulas práticas previstas (50% das práticas foram realizadas). Todos os 32 (100%) participantes se sentiram seguros nas aulas práticas. Vinte e sete (84,4%) aprovaram as aulas assíncronas e 24 (75%) fizeram bom aproveitamento das atividades síncronas (tira-dúvidas) e 31 (96,9%) afirmaram que as atividades síncronas complementaram as atividades assíncronas. Quanto à avaliação da disciplina, 14 (43,8%) atribuíram nota 10; 5 (15,6%) nota 9; 9 (28,1%) nota 8; 3 (9,4%) nota 7 e apenas 1 (3,1%) nota 5. Conclusão: Conclui-se que a disciplina de Imunologia Aplicada, curso de Farmácia, UFC, adaptou-se adequadamente ao modelo híbrido, sem perda significativa do processo de ensino-aprendizagem da mesma.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência