AVALIAÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O ENSINO A DISTÂNCIA NA DISCIPLINA DE IMUNOLOGIA APLICADA A ODONTOLOGIA
Resumo
Introdução: Com a pandemia do COVID-19, as atividades da Universidade Federal do Ceará (UFC) passaram para o modo de educação a distância (EAD) a fim de minimizar os danos ao semestre, o que exigiu a mobilização de todos. Mas, essas ações não foram isentas de repercussões. Assim, é relevante investigar as experiências daqueles que passaram por esse processo. Objetivo: Avaliar as impressões dos alunos do curso de Odontologia da UFC ao ensino EAD aplicado na disciplina de “imunologia aplicada à odontologia" (IAO) e entender como se deu a adaptação ao novo método. Metodologia: Foi feito um estudo transversal descritivo com alunos de Odontologia, aprovados na disciplina IAO em 2020.1. Os participantes (N=14) preencheram formulário eletrônico contendo: o termo de consentimento livre e esclarecido, 6 perguntas objetivas e 2 perguntas subjetivas avaliando as atividades desenvolvidas. Resultado: 64,3% responderam que se sentiam motivados a cursar a disciplina de forma EAD. Das dificuldades apresentadas: 50% possuíam ambiente inadequado de estudo e comprometimento à saúde mental, 35,7% tiveram intercorrências de acesso à internet. Das avaliações com notas variando de 1 (ruim) a 5 (excelente), as atividades assíncronas: 57,2% entre 3 e 2; tira-dúvidas: 57,2% entre 5 e 4; grupos de tutorias (GTs): 57,1% nota 5 e 42,9% nota 4; avaliações parciais: 50% nota 4. Discussão: Apesar da maioria dos alunos estar motivada ao método EAD, problemas com o ambiente, a saúde e/ou a internet os afligiram dificultando o processo de ensino-aprendizagem. Houve críticas em relação a qualidade das aulas assíncronas, por serem curtas ou rasas. O momento “tira-dúvidas” e os GTs por serem síncronos facilitou o aprendizado, refletindo no melhor desempenho. As críticas em relação às avaliações foram voltadas ao pouco tempo disponibilizado. A avaliação da experiência EAD, permite aos docentes ter ciência dos pontos positivos e negativos, a fim de aplicar melhorias à disciplina nos próximos semestres.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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