AVALIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DE RECÉM-INGRESSOS DO CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ ACERCA DOS ASPECTOS ÉTICOS RELACIONADOS ÀS TÉCNICAS DE REPRODUÇÃO ASSISTIDA NO BRASIL

Autores

  • Liz Rodrigues Picanco
  • Renato Evando Moreira Filho
  • João Victor Furtado Peixoto de Alencar
  • Rafael Machado Simão
  • Sâmya Correia Marques
  • Jose Ajax Nogueira Queiroz

Resumo

Reprodução Assistida (RA) é um conjunto de técnicas cujo principal objetivo é viabilizar a gestação em pessoas com dificuldades de engravidar naturalmente. A abordagem de aspectos éticos relativos à RA na grade curricular do curso de Medicina é realizada na Universidade Federal do Ceará (UFC) já no primeiro semestre. Com o crescimento dessa área médica nos últimos anos, mostra-se importante um conhecimento básico dos alunos acerca desse tema. Esse trabalho tem como objetivo avaliar os conhecimentos prévios de ingressantes no curso de Medicina da UFC quanto às normas que regem as técnicas de RA no Brasil. Esse é um estudo de abordagem quantitativa, transversal e descritiva envolvendo recém-ingressos no curso de Medicina da UFC, participantes do módulo de Desenvolvimento Pessoal 1, em período anterior às aulas acerca do tema. Foi aplicado um questionário com 11 questões acerca da normatização das técnicas de RA no Brasil, denominadas de Q1 a Q11. Os dados são apresentados em frequências simples, médias e desvio padrão. Vinte alunos responderam ao questionário e suas respostas foram analisadas em conjunto. A média de acertos foi de 54,99% (± 12,33%). A questão com maior percentual de acerto foi Q6, que tratava da possibilidade de escolha das características fenotípicas do embrião gerado por RA, com 95%. As questões com menor índice de acerto foram Q1 e Q5, com 20%, relativas, respectivamente, à idade máxima permitida para candidatas à gestação por RA e à idade limite para doação de gametas por homens e mulheres. As demais questões obtiveram percentuais de acerto diversos, variando entre 30% e 90%. Conclui-se que a média de acertos de 54,99% revela uma insuficiência quanto à informação acerca desse tema entre os recém-ingressos e mostra o quanto esses alunos podem melhorar seus conhecimentos a respeito dos aspectos éticos e legais relacionados à Reprodução Assistida no decorrer do curso, de acordo com o projeto pedagógico.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência