AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS ALCANÇADOS COM AS AULAS REMOTAS NA DISCIPLINA DE HIGIENE E SEGURANÇA ALIMENTAR

Autores

  • Herison Leandro Mendonca da Silva
  • Dhebora Paiva Lima
  • Ana Erbênia Pereira Mendes
  • Diana Valesca Carvalho

Resumo

Com a realização das atividades universitárias no formato remoto no ano de 2020, é relevante agora avaliar os resultados obtidos com as aulas remotas. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa foi avaliar a satisfação e o rendimento dos alunos da disciplina de Higiene e Segurança Alimentar do curso de Gastronomia pelo sistema remoto de ensino. O instrumento utilizado para coletar informações foi um questionário disponibilizado aos estudantes através da plataforma Google Forms; participaram da pesquisa 15 estudantes. Os resultados apontaram que a maioria dos estudantes (93,3%) fizeram uso da internet residencial para ter acesso as aulas, sendo que para 53,3% a internet era ótima ou boa; os estudantes consideraram que as experiências entre aulas remotas e tradicionais foram bem diferentes (73,3%) e que frequentemente as aulas foram bem planejadas e favoreceram o aprendizado e a participação dos alunos (53,3%). Na opinião da maioria dos alunos as aulas permitiram a flexibilização do horário de estudo (86,7%) e que sempre tiveram oportunidade de opinar sobre a criação e o progresso da disciplina (66,7%). A maioria dos estudantes (86,7%) apontaram que sempre foi claro o processo de avaliação da disciplina. A principal dificuldade encontrada pelos alunos para realização das aulas remotas foi a falta de um ambiente adequado de estudo (40%), seguidas de acesso a internet (13%), falta de convívio social (13%), desmotivação (13%) e dificuldade de aprendizado (13%). A maioria dos estudantes (80%) considerou que os professores estavam preparados para vivenciar os desafios das aulas remotas, enquanto 93,3% apontaram que o apoio dos monitores da disciplina favoreceu o aprendizado e o acesso às ferramentas digitais. Todos os estudantes (100%) se manifestaram como satisfeitos com a qualidade das aulas remotas ministradas na disciplina. Portanto, pode-se concluir que a adoção de aulas remotas propiciou aprendizado e rendimento satisfatório.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência