AVALIAÇÃO FORMATIVA REMOTA COMO ESTRATÉGIA DE AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO NAS ATIVIDADES DE MONITORIA

Autores

  • Wellyson Goncalves Farias
  • Maria Vitória de Araújo Bezerra
  • Lucas Castro de Oliveira
  • Annya Costa Araujo de Macedo Goes

Resumo

INTRODUÇÃO: Os métodos de aprendizagem sofreram inúmeras modificações desde o século passado, inclusive a área das ciências médicas. Isso, devido principalmente às mudanças curriculares, com a introdução de novas metodologias, pela necessidade do desenvolvimento de competências e para buscar uma forma de aprendizado dinâmica, que também possua esse aspecto de forma virtual, especialmente no ano de 2020, com a deflagração de uma pandemia e a impossibilidade de muitas das atividades presenciais. Tendo isso em vista, foi implementado um sistema de avaliações em formulários on-line para avaliação do aprendizado dos alunos no decorrer da disciplina, buscando contemplar os principais assuntos de que o aluno do 4º semestre necessita. OBJETIVOS: O intuito das atividades foi de acompanhar o desempenho dos alunos nos testes após a realização de cada aula teórica, transmitidas virtualmente. De modo que o aprendizado pudesse ser semelhante ao que acontece nas aulas presenciais e assim obter um feedback de que o método teve bons resultados. METODOLOGIA: Foram disponibilizados, após a realização de cada aula, avaliações, por meio de formulários on-line, com questões, abordando os principais assuntos vistos em aula. Os temas foram: Nós e suturas / Hemostasia e cicatrização; Antissepsia e infecção do sítio cirúrgico; Hérnias e acesso à cavidade abdominal; Anestesia local e regional; Cirurgia torácica e urológica. RESULTADOS: De um total de 79 alunos, apenas 10 (12,65%) não concluíram todos os testes. Com relação aos que concluíram, a média aritmética das notas dos alunos foi de 9,19, mediana de 9,3, com desvio padrão de 0,51, nenhum dos alunos ficou abaixo da média 7. CONCLUSÃO: Conclui-se que foi obtido um bom aproveitamento das aulas teóricas, uma boa adesão dos discentes ao método, refletido na frequência e no desempenho dos testes. Assim, foi possível obter bons resultados e uma boa interação com os discentes mesmo por meio do ensino remoto.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência