AVALIAÇÃO SOBRE AS AULAS PRÁTICAS EM FORMATO DE VÍDEO DA DISCIPLINA DE CONTROLE DE QUALIDADE DE MEDICAMENTOS E COSMÉTICOS

Autores

  • Gabriel Jose Guedes Quirino
  • Cristiani Lopes Capistrano Goncalves de Oliveira

Resumo

Devido à pandemia de Covid-19, as aulas presenciais precisaram ser interrompidas por tempo indeterminado. Para conter prejuízos ao aprendizado dos alunos, as universidades se mobilizaram para desenvolver métodos de ensino alternativos, a fim de concluir o período letivo mantendo o isolamento social. Um deles foi a demonstração das aulas práticas através de vídeos enviados aos alunos para que assistissem e respondessem à questões referentes ao conteúdo apresentado. O trabalho em questão busca avaliar se o método utilizado na disciplina de Controle de Qualidade de Medicamentos e Cosméticos foi efetivo, na visão dos alunos. Para isso, foi criado um formulário no Google Forms e enviado aos alunos que fizeram a disciplina no semestre passado. O formulário busca saber se o método de aulas práticas em vídeo contribuiu para o aprendizado dos alunos, sobre as dificuldades encontradas em acessar o conteúdo e sugestões do que pode ser melhorado. Dos 47 alunos, 20 responderam, sendo 70% do sexo feminino e 30% masculino. Dentre estes, 50% responderam que os vídeos auxiliaram nos estudos. Destes, 85% já tiveram experiências com aulas práticas em vídeo em outras disciplinas e 60% não teve dificuldade em acessar os vídeos. As dificuldades apresentadas foram não ter acesso a internet (15%), não saber usar a plataforma de vídeos (10%) e outros (15%). Sobre a ajuda das questões complementares, em uma escala de 0 a 10, as maiores notas foram 8 e 10 (30%), seguidas de 9 (15%), 5 (10%), 3, 4 e 7 (5%). Sobre a contribuição das aulas práticas em vídeo para o aprendizado, em uma escala de 0 a 10, a maior nota foi 9 (30%), seguida de 8 e 10 (20%), 7 (15%), 3 (10%) e 6 (5%). Sobre a abordagem do conteúdo, em uma escala de 0 a 10, a maior nota foi 10 (30%), seguido de 7 (20%), 8 e 9 (15%), 5 (10%), 2 e 6 (5%). Dada a atual situação em que nos encontramos, formas alternativas de ensino auxiliaram no processo de aprendizado, mesmo que não sejam capazes de substituir aulas presenciais.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência