AVALIAÇÕES CONTÍNUAS E SEU PAPEL NA APRENDIZAGEM ATIVA E DURADOURA DE ESTUDANTES DE MEDICINA

Autores

  • Vitoria Azevedo Albuquerque
  • Alexia Rangel de Castro
  • Luiz Guilherme Vasconcelos Barbosa
  • Jéssica Brilhante Vasconcelos
  • Lília Maria Carneiro Câmera
  • Luiz Carlos Albuquerque Pinto

Resumo

INTRODUÇÃO: Avaliações acadêmicas visam a avaliar a aprendizagem do aluno, em cujos resultados podem ser classificados em suficiente ou insuficiente para a progressão do estudante no curso. Há modos de avaliações que podem estimular sobremaneira a busca pelo conhecimento ativo e consolidar o aprendizado. Assim, destaca-se o uso de avaliações contínuas na Faculdade de Medicina da UFC, que é adotado no terceiro semestre do curso, incluindo o Módulo de Imunopatologia. O cálculo da nota do Módulo inclui as notas nos Grupos Tutorias semanais, questões subjetivas aplicadas semanalmente, nota do mapa conceitual coletivo, nota da avaliação de desempenho individual e uma prova teórica objetiva. OBJETIVO: Analisar a influência das avaliações contínuas durante o Módulo de Imunopatologia na aprendizagem e no estudo dos alunos do terceiro semestre do curso de Medicina. METODOLOGIA: Dados referentes a potenciais características dos modelos de avaliação contínua foram coletados a partir de questionários anônimos, aplicados aos alunos do semestre 2020.1. Cinco questões analisaram suas opiniões acerca da interferência dessas avaliações em seus estudos e em sua aprendizagem. RESULTADOS: 56 questionários foram respondidos e usados para a análise da pesquisa. 89,3% dos alunos afirmaram que se sentiram confortáveis com os modelos de avaliação utilizados. 78,6% dos estudantes ressaltaram que se sentiram mais estimulados a estudar em face das avaliações contínuas. 92,9% dos alunos afirmaram que os modelos avaliativos ajudaram à fixação do conteúdo do Módulo. Quando comparado a Módulos cujo modelo de avaliação não é contínua, 60,7% dos alunos afirmaram que acumularam menos conteúdo durante o Módulo de Imunopatologia. Além disso, 92,9% dos estudantes preferem ser avaliados continuamente. CONCLUSÃO: A aplicação contínua de avaliações tem papel bastante relevante para a aprendizagem ativa da maioria dos alunos, bem como estimula o acompanhamento do conteúdo pela maioria dos acadêmicos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência