AVALIAÇÕES FORMATIVAS E DIAGNÓSTICAS DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE 1 EM UM CONTEXTO DE PANDEMIA

Autores

  • Samuel Bezerra MagalhÃes Martins
  • Carmem Emmanuely Leitão Araújo
  • Tatiana Monteiro Fiuza
  • Cristopher Falcão Correia
  • Mariana Lacerda Soares
  • Virginia Oliveira Fernandes

Resumo

Devido à urgência de controlar o avanço da Pandemia do Coronavírus (COVID-19), foram implantados protocolos de isolamento que impactaram de forma direta na formação médica. Dessa forma, enfrentou-se um processo adaptativo do ensino e nas avaliações dos estudantes. Nesse contexto, atividades práticas e avaliativas foram interrompidas e adaptadas para ambientes virtuais de aprendizagem, por meio do Ensino à Distância (EaD). Dessa forma, questionários pré-aula e pós-aula sobre a temática discutida em cada aula foram utilizados como ferramenta de avaliação diagnóstica e formativa através de uma abordagem de “microlearning” com a plataforma online “Socrative”. O objetivo desse trabalho é compreender a percepção dos universitários de Medicina acerca da eficiência dessas atividades pequenas e de curto prazo no que tange à consolidação do conhecimento adquirido nas aulas e, por fim, no auxílio proporcionado à avaliação somativa ao final do curso da disciplina de Atenção Básica à Saúde 1. Foram realizados pré-testes e pós-testes nas aulas semanais com o intuito de, primeiramente, ter uma avaliação diagnóstica, a fim de que os alunos percebam se possuem o conhecimento básico para as novas aprendizagens. Além disso, os questionários serviram, também, como avaliações formativas, com o fito de que os alunos gradativamente dominem as etapas seguintes da construção do conhecimento. Através da aplicação dos questionários, comparativamente antes e depois das aulas, foi percebido, de forma geral, um desempenho superior no pós-teste. Ademais, através de um questionário autoavaliativo, os alunos, em maioria, consideraram as avaliações pautadas em “microlearning” como uma ferramenta que permitiu uma melhora na construção da aprendizagem. Por fim, percebe-se a importância da integração das avaliações diagnósticas, formativas e somáticas, a fim de que o conhecimento seja consolidado de forma plena, principalmente, no contexto de Ensino à Distância (EaD).

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência