BEM-ESTAR E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS QUE CURSARAM A DISCIPLINA DE BASES FISIOLÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA DE FORMA REMOTA DEVIDO À NECESSIDADE DE ISOLAMENTO SOCIAL
Resumo
Introdução: A Fisiologia é uma ciência que estuda as funções de um organismo vivo por meio do entendimento dos mecanismos e processos pelos quais os sistemas fisiológicos desempenham as respectivas funções. No ano de 2019 surgiu um novo vírus, COVID-19, que ocasionou uma pandemia e isolamento social em 2020. Em função de todo esse contexto, torna-se importante avaliar as repercussões do ensino remoto sobre o bem-estar e o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Objetivo: Avaliar o bem-estar e aprendizagem dos alunos que cursaram a disciplina de Bases Fisiológicas da Educação Física de forma remota devido à necessidade de isolamento social. Métodos: O presente trabalho teve a colaboração de uma amostra de 17 alunos de ambos os sexos. O formulário Google Forms foi enviado aos alunos por meio da rede social WhatsApp, o qual continha oito perguntas, dessas, quatro perguntas eram relacionadas ao bem-estar. Os dados coletados foram contabilizados por meio do próprio Google Forms. Resultados: Dos 17 alunos que responderam o formulário, 64% responderam que se sentia bem durante as aulas remotas, 35% que as vezes se sentiam mal por não ter aula remota, 59% que não ficavam estressados durante os dias que não haviam aulas remotas e 41% responderam que sua sensação de bem-estar melhorava nos dias que haviam aulas remotas. Já no que diz respeito às perguntas relacionadas ao processo de aprendizagem, 59% dos 17 alunos responderam ter uma boa aprendizagem por meio de materiais complementares, 88% responderam que as interações que haviam durante as aulas remotas foram efetivas para sua aprendizagem, 76% responderam que o suporte dado por meio de mídia social foi eficaz no processo e 76% responderam ter tido um bom desempenho na disciplina. Conclusão: Podemos perceber que as aulas remotas, em decorrência da necessidade de isolamento social, promoveram alguma contribuição para o bem-estar e o processo de ensino e aprendizagem dos alunos da disciplina de Bases Fisiológicas.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.