“BINGUIMUNO", COMO INOVAR EM ÉPOCAS DE PANDEMIA.

Autores

  • Lucas Oliveira Lima
  • Liviane Maria Alves Rabelo
  • Livia Santiago de Paula
  • Aparecida Tiemi Nagao Dias

Resumo

INTRODUÇÃO: O ano de 2020 exigiu de todas as áreas humanas uma reinvenção devido à pandemia de COVID-19, dentre elas, a educação passou por grandes adaptações. O ensino remoto foi a alternativa viável adotada em todo o mundo para a continuação do processo ensino-aprendizagem. Com base na reinvenção, diversos métodos surgiram no âmbito para tentar inovar diante dos percalços impostos pela pandemia. Na disciplina de Imunologia Aplicada não seria diferente. Como dinamizar de forma que os alunos pudessem se interessar e participar das atividades de monitoria on line? Encontros pela plataforma Google Meet viraram frequentes, porém inovar foi preciso, a fim de dinamizar o processo de fixação e disseminação de informações. Com isso, propusemos revisões em formato de bingo virtual, focando em palavras chaves. Esta foi uma das estratégias adotadas para manter a atenção e fazer com que os alunos memorizassem os extensos conteúdos da disciplina. A revisão foi intitulada de “Binguimuno”. OBJETIVO: Relatar a experiência do exercício da monitoria como instrumento de inovação no contexto da pandemia. METODOLOGIA: O “Binguimuno” foi executado pelos monitores, através da plataforma Google Meet, onde cada aluno enviava sua “tabela” (escolhia palavras 10 palavras chaves de um total de 30) no chat da plataforma, com isso, os monitores faziam as perguntas e as apresentavam em slides e os alunos acompanhavam respondendo via áudio ou digitando no chat. Por fim, quem acertasse as 10 respostas, teria que se manifestar via microfone ou chat. RESULTADOS: O processo criativo educacional do bingo foi proveitoso para ambos, monitores e alunos, pois como monitores, temos que sintetizar alguns conceitos em palavras-chave e procurar transmitir o essencial de forma que facilite a fixação e para que os próprios alunos raciocinem sobre o proposto e consigam ser proporcionados com uma aprendizagem mais dinâmica e criativa.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência