BIOTRIP - UMA IMERSÃO NA VIDA DE UM PESQUISADOR DE CAMPO. PROPOSTA DE UMA AULA PRÁTICA DE BIOLOGIA CELULAR

Autores

  • Levi Ribeiro Silva
  • Rafael Guimarães Gomes Silva
  • Marinetes Dantas de Aquino Nery

Resumo

O deslocamento até o campo, a coleta de amostras, a observação e a identificação de estruturas e organismos, é uma atividade rotineira de muitos que trabalham na área das ciências biológicas. Além disso, foi observado uma grande curiosidade dos alunos das disciplinas de biologia celular, que em sua maioria são alunos do primeiro semestre, em observar nas aulas de microscopia estruturas e amostras além daquelas que são vistas nas aulas. Então, como meio para suprir essa necessidade e principalmente mostrar um pouco da rotina que poderá fazer parte da vida profissional, foi criado o “Biotrip”. O “Biotrip” é uma sugestão de atividade de experimentação para as aulas práticas de biologia celular através das seguintes etapas: Coleta de amostras nos arredores do Bloco onde se encontra o Laboratório de Biologia Celular; Preparação das amostras para a visualização no microscópio óptico; Observação e registro das amostras vistas no microscópio óptico e das estruturas e/ou organismos (se visível); Realização da pesquisa sobre as estruturas e organismos elencados e suas respectivas características principais; e a apresentação sobre os resultados obtidos na pesquisa. Em cada uma das fases, os alunos terão ajuda do material de apoio do Biotrip e supervisão dos monitores da disciplina para guiar em cada etapa dessa atividade experimental. A proposta visa estimular a curiosidade e desenvolver a personalidade de pesquisador nos alunos logo no início de sua graduação através de atividades de campo que muitas vezes precedem as atividades de laboratório. A aplicação de um piloto está impedida devido à pandemia de COVID-19. Serão feitos formulários para aplicação com os alunos acerca do interesse e do quanto eles classificam a importância da atividade. Os resultados dos formulários serão usados para avaliar a viabilidade e a aplicabilidade de prática.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência