CAPACITAÇÕES INTERNAS EM ANÁLISES CLÍNICAS: EXPERIÊNCIA DA LAAC-UFC

Autores

  • Ana JÚlia Batista Pereira
  • Ana Elyza Nobre Lima
  • Lívia de Oliveira Albuquerque
  • Samylia Mota de Andrade
  • Lara Elloyse Almeida Moreira
  • Ramon Roseo Paula Pessoa Bezerra de Menezes

Resumo

A Liga Acadêmica de Análises Clínicas da Universidade Federal do Ceará (LAAC-UFC) é um projeto vinculado ao Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas, idealizado por alunos do Curso de Farmácia, sendo uma de suas missões proporcionar aos membros discussões acerca de assuntos pertinentes as análises clínicas. A partir disso, observa-se a importância das capacitações internas no desenvolvimento acadêmico dos ligantes, auxiliando na execução de projetos envolvendo os pilares de ensino, pesquisa e extensão. Assim, as capacitações desenvolvidas buscam explanar situações recorrentes nas análises clínicas, aprofundando assuntos que são ministrados nas disciplinas de graduação. Diante disso, o presente resumo tem como objetivo relatar a experiência da realização de capacitações internas. Em 2020 foram realizados na LAAC-UFC 4 ciclos de capacitações, com ênfase na discussão de diagnósticos e exames de diferentes patologias. Cada ciclo foi organizado com 4 capacitações, desenvolvidas a partir de um tema central escolhido para contemplar os membros que estão em diferentes semestres. Estes foram sorteados e distribuídos para quatro equipes compostas pelos membros da LAAC-UFC. As sessões foram realizadas remotamente, utilizando a plataforma Google Meet. O conteúdo foi exposto por meio de seminários, e houve a aplicação de uma metodologia ativa ao final para auxiliar na fixação do conhecimento. Verificou-se a relevância das capacitações na obtenção de novos conhecimentos e aprofundamento de temas que não são tão detalhados nas aulas de graduação. Outrossim, observou-se o empenho dos membros para a execução desta atividade. Assim, a realização das capacitações foram relevantes para o aprendizado acerca das análises clínicas, contemplando suas diferentes áreas, além de proporcionar uma vivência em grupo e trabalho em equipe.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência