CARTOGRAFIAS DO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO NO ENSINO DA DIREÇÃO TEATRAL

Autores

  • Matheus Araujo Tabosa
  • Francis Wilker de Carvalho

Resumo

O presente trabalho reflete sobre a experiência do monitor da disciplina de Laboratórios de Direção, do curso de Licenciatura em Teatro, com um recorte específico do processo de planejamento. O planejamento da disciplina se deu a partir: da curadoria de materiais (artigos, vídeos, livros etc.) e a discussão dos mesmos, semanalmente, em reuniões virtuais; e o debate dos objetivos das atividades propostas, incluindo a organização cronológica dos conteúdos, a fim de produzir sentido na experiência de aprendizagem. A estrutura sugerida pelo orientador para o planejamento - inspirada nas metodologias ativas, práticas colaborativas e no protagonismo juvenil -, opera com a ideia de movimentos: 1. conhecimento prévio; 2. conhecimento novo; 3. conhecimento aplicado; e 4. conhecimento incorporado. O movimento 1, leva em consideração a bagagem intelectual de cada um dos estudantes e como a mesma pode construir um processo de aprendizagem horizontal. O movimento 2 apresenta, conceitualmente, a partir dos materiais escolhidos, novos conteúdos. O movimento 3 engaja os estudantes a colocarem em prática os conteúdos apresentados. O movimento 4 é um momento de avaliação das aprendizagens. Este modelo possibilitou ao monitor a discussão de estratégias pedagógicas no processo de ensino em direção teatral e também o exercício de pesquisa, seleção e tratamento de materiais didáticos para subsidiar a disciplina. Devido ao isolamento social, as aulas que foram planejadas para o modelo presencial não puderam ser realizadas, demandando uma outra etapa de aprendizagens como monitor que é acompanhar os redimensionamentos e implicações necessários ao ensino e a criação teatral no ambiente virtual. As nossas práticas do convívio nos ajudam a entender os sentidos que a prática teatral adquire em seus diferentes tempos e contextos, complexificando e agregando outros elementos na concepção de rotas de fuga e mapas do ensino em teatro no século XXI.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência