CATÁLOGO DE LICÓFITAS E SAMAMBAIAS: UMA FERRAMENTA DIDÁTICA PARA AS AULAS TEÓRICO-PRÁTICAS NA DISCIPLINA DE CRIPTÓGAMAS
Resumo
Os diferentes materiais didáticos são instrumentos eficazes que buscam uma forma de metodologia inovadora no desenvolvimento do ensino. A utilização destes mecanismos é uma forma dos discentes poderem adquirir conhecimento e exercitarem essa prática, de maneira cativa e reflexiva, o que proporciona um processo de ensino-aprendizagem mais eficiente. No ensino de Criptógamas, o conteúdo de licófitas e samambaias é visto, muitas vezes, como uma temática difícil de compreender por parte dos alunos, em virtude das inúmeras nomenclaturas, classificações dos grupos, morfologia e identificações dos exemplares. Desse modo, é imprescindível a utilização de um recurso pedagógico com o intuito de melhorar o aprendizado dos estudantes. Por essa razão, o referido trabalho teve como objetivo a criação e aplicação de um material didático em forma de catálogo abrangendo as licófitas e samambaias, com informações, exemplos e fotografias de maior relevância para facilitar o conteúdo proposto em sala de aula e auxiliar nas aulas práticas como roteiro de identificação. Para a elaboração do catálogo, foram realizadas pesquisas prévias acerca do conteúdo em bibliografia existente e logo em seguida, foram reunidas fotografias dos espécimes em um banco de imagens da internet. Após sua elaboração, o roteiro foi enviado para os discentes da turma de Criptógamas 2020.1 via Sistema Integrado de Gestão de Atividades (SIGAA-UFC). A percepção dos alunos sobre o catálogo apresentado foi verificada por meio da aplicação de um formulário online. Foram obtidas um total de 22 respostas, em que 54,6% consideraram o conteúdo de licófitas e samambaias como difícil, 95,5% afirmaram que o catálogo ajudou no entendimento abordado e 100% julgaram que há necessidade dessa ferramenta para auxiliar os estudantes na disciplina. É evidente, portanto, que o catálogo teve um papel facilitador importante no aprendizado de conteúdos considerados complexos.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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