CATÁLOGOS DE MICROALGAS E BRIÓFITAS: FERRAMENTAS DIDÁTICAS QUE AUXILIAM AS AULAS PRÁTICAS

Autores

  • Igor Renan Bonfim de Souza
  • Antonio Maurisso dos Santos Filho
  • Maria Iracema Bezerra Loiola

Resumo

O estudo da diversidade vegetal constitui um dos instrumentos imprescindíveis para a formação de profissionais nas mais diversas áreas das Ciências Biológicas. Criptógamas (CH0866) se caracteriza como um componente curricular com diferentes abordagens e ao mesmo tempo explora uma visão integrada dos conteúdos, no intuito de compreender os processos evolutivos ocorridos nas Algas, Briófitas, Samambaias e Licófitas (Pteridófitas) e Fungos. O objetivo do presente trabalho é relatar como ferramentas didáticas podem auxiliar as aulas práticas de microalgas e Briófitas. Durante as aulas práticas de microalgas foi notável a necessidade de material de apoio didático para facilitar a identificação das espécies observadas em microscópio de luz, fazendo com que o aluno tenha um maior entendimento do conteúdo. Já o estudo das Briófitas requer uma maior atenção, devido à diversidade morfológica e de terminologia das estruturas. Visando facilitar o processo ensino-aprendizagem sobre os representantes de microalgas foi elaborado um catálogo com as principais espécies que podem ser encontradas durante a visualização das lâminas. Com o intuito de auxiliar o entendimento dos grupos de Briófitas, também foi feito um catálogo contendo diversas imagens das estruturas e dos exemplares a serem estudados. Ambos projetos foram feitos digitalmente e salvos no formato PDF, tanto para disponibilizar no formato on-line, quanto para a impressão. Constatou-se, por meio de pesquisa em formulário estruturado, que o uso dos catálogos foi essencial para a resolução das atividades práticas e maior domínio de temas relacionados a ambos os grupos e que os catálogos constituem boas opções de consultas rápidas para a fixação dos assuntos abordados.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência