“CATORZE TRINTA” - PRODUÇÃO DE REVISTA MULTILINGUAGENS COMO FORMA DE REGISTRO, EXPRESSÃO E PERCEPÇÃO DO PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL

Autores

  • Arthur Eduardo de Oliveira Morais
  • Andrea Pinheiro Paiva Cavalcante

Resumo

A Revista “Catorze Trinta”, produzida em 2020 na disciplina de Redação para Mídias Digitais, contou com a produção de 24 estudantes que expressaram, nas mais variadas linguagens, suas percepções sobre o enfrentamento do período de isolamento devido a pandemia do COVID-19. Considerando que a quarentena representa um período de crise global, a revista teve como um de seus objetivos registrar historicamente a percepção de cada aluno sobre a forma como veem o mundo e a si mesmos diante deste cenário. Para isso os alunos foram incentivados a registrar momentos e inspirações que traduzissem a vivência cotidiana, não raramente pautada no enfrentamento de desafios, devaneios e incertezas. A metodologia utilizada foi o design thinking, abordagem que se organiza a partir de quatro fases (imersão, ideação, prototipação e desenvolvimento). Na fase de imersão, pesquisamos formatos de publicações multimídia, na ideação, os alunos escolheram livremente qual formato gostariam de produzir. As fases de prototipação e desenvolvimento consistiram na adequação das propostas dos estudantes ao formato da revista digital. Importante mencionar que todas essas etapas combinaram momentos síncronos e assíncronos. O formato digital, além de fácil publicação e divulgação, possibilitou englobar produções audiovisuais, como curtas, músicas e webcomics e formatos mais tradicionais como fotografia, ilustração, contos etc. Outro atrativo do meio digital é a possibilidade de tornar a leitura mais dinâmica através do uso de links de direcionamento, permitindo que o leitor, com poucos cliques, encontre e navegue entre os trabalhos publicados. Como resultado, além da pluralidade de vozes, olhares e formatos, vale destacar o engajamento dos alunos no projeto. Em um período marcado por adversidades, o envolvimento e a coragem de cada um dos 24 estudantes para expressar sentimentos de forma aberta foi fundamental para que a revista fosse publicada ao final do semestre.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência