CLASSIFICAÇÕES REGIONAIS E ESCALAS COMPARADAS NO ESTUDO DA DISCIIPLINA GEOGRAFIA DO NORDESTE E DO CEARÁ

Autores

  • Eliomara Leite Meira Gomes
  • Flavio Rodrigues do Nascimento

Resumo

A disciplina Geografia do Nordeste e do Ceará trata-se de um curso de síntese, articulando conhecimentos teóricos e práticos acumulados ao longo de toda a graduação. Se constitui, pois, em uma das disciplinas mais centrais de todo o curso. Tem como objetivo proporcionar ao discente: entender a complexidade ambiental da região Nordeste, com foco nos sertões semiárido, correlacionando escalas variadas de interpretações e avaliando o conteúdo através de textos estudados e das formas de representações espaciais estudadas para Região. No semestre 2020.1, se deu inicialmente de forma presencial, com apresentação de temas e a comparação de variadas classificações das condições ambientais de diversas características da região analisada. Posteriormente os trabalhos passaram a ser 100% não presencial com uso de tecnologias e recursos digitais, com encontros no google meet e videoaula gravadas, juntamente com atividades de pesquisa relacionadas ao conteúdo revisado e proposto com conteúdos centrais: Domínios de Natureza do Brasil e diversidade de macropaisagens no Nordeste e no Ceará; Biomas do Brasil e do Nordeste, e Sistemas Ambientais do Brasil e do Nordeste. Observou-se que a monitoria foi importante para fortalecer o diálogo entre os discentes, a monitora e o professor, uma vez que os monitores estão mais próximos dos estudantes e das ferramentas utilizadas por eles, como o WhatsApp. A monitoria permitiu à bolsista momentos de reflexão sobre o ser docente em situações adversas, além de novas metodologias de ensino e outras possibilidades de aprendizagem. Portanto, a prática de monitoria é de suma importância na graduação, tanto para o reconhecimento e fortalecimento de oportunidades no campo do ensino e da pesquisa, bem como na construção de ações diferenciadas no contexto de sala de aula; no que se refere ao âmbito das relações e das atividades metodológicas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência