“COLEGA AJUDANDO COLEGA” - A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA DISCIPLINA LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIA

Autores

  • RÔmulo Reinaldo Santos do Nascimento
  • Nelson Barros da Costa

Resumo

O presente trabalho busca apresentar os resultados do projeto de Iniciação à Docência Colega ajudando colega (PID/PROGRAD) que, acompanhando a disciplina de Língua Portuguesa: Fonologia, teve como objetivo contribuir com o professor para a assimilação do conteúdo introdutório de fonética e fonologia do português pelos alunos da referida disciplina da graduação em Letras da UFC no ano de 2020. Assim, o objeto desta apresentação serão as ferramentas pedagógicas utilizadas pelo monitor no auxílio dos alunos da graduação nos conteúdos de Fonética e de Fonologia em sala de aula virtual. A metodologia do projeto consistiu de encontros remotos e síncronos, via Google Meet, dos alunos com o monitor juntamente com a monitora Dominick Maia, do projeto Estudos Fonéticos e Fonológicos do Falar do Nordeste, sendo expositivo-dialogados e com cerca de duas horas de duração. Também contou com a aplicação de algumas atividades propostas e no fim do semestre houve a realização de um encontro virtual interativo com os discentes no qual estes deveriam responder, em formato de “quiz”, uma série de perguntas relacionadas com o conteúdo da disciplina abordado nos encontros remotos da monitoria, auxiliando, assim, os alunos participantes a fixarem os assuntos tratados. Dentre os resultados obtidos, observou-se, em plena pandemia de Covid-19, não só uma grande assiduidade de alunos que cursavam regularmente a disciplina mas também de outros que já tinham cursado, porém possuíam interesse pelo conteúdo e pretendiam se aprofundar ainda mais. Além disso, notou-se que boa parte dos alunos participantes do projeto obtiveram um rendimento ótimo ou acima da média na cadeira, o que só ratifica o êxito da aplicação deste projeto de monitoria durante o ano de 2020, muito por conta da metodologia utilizada.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência