COLÓQUIO PESQUISA E DESIGN: AMPLIANDO POSSIBILIDADES DE REFLEXÃO CRÍTICA POR MEIO DAS PESQUISAS DE TCC
Resumo
A disciplina de Acompanhamento de Trabalho de Conclusão do Curso (ATCD) é espaço de elaboração e desenvolvimento de pesquisa e/ou projeto de design, feito de maneira individual (tema de cada aluno) e também coletiva (os assuntos de interesse dão insumos para reflexões em torno do que é produzido no curso de Design da Universidade Federal do Ceará). As atividades de monitoria partiram do levantamento de pesquisas já realizado em 2019 nesta mesma bolsa, e em conjunto com o acompanhamento das pesquisas desenvolvidas para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em etapa de qualificação e defesa, foi possível observar uma predominância de temas que envolviam aspectos críticos em relação ao Design, revelando a emergência de atualização crítica do campo. Em colaboração com a cadeira de Pesquisa em Design, realizamos encontros em sala de aula e em um grupo de estudos, na busca de refletir e conectar as relações entre as pesquisas, a Ciência e o Design. As discussões deram subsídio à organização do II Colóquio de Pesquisa e Design (II CPD) realizado em 2020, propondo um olhar sobre um processo de descolonização do Design como sugerido por Ahmed Ansari (2018): autorreflexão da atuação e do ensino do Design e o olhar para os problemas do mundo contemporâneo, como forma de expandir as fronteiras em volta do termo e da prática do Design, dando forma a um espaço de aproximação ao tema em questão. Realizado de modo online, o evento contou com participantes nacionais e internacionais e foram apresentadas pesquisas entre iniciação científica, mestrado e doutorado. Todas as apresentações gravadas serão divulgadas e as pesquisas serão publicadas em anais do evento. Em suma, a atividade de monitoria foi crucial por perceber neste processo a existência de estudos que abordam perspectivas críticas de atuação do Design e por dar forma um espaço coletivo de divulgação e reflexão sobre projetos que emergem das necessidades cotidianas e questionam as noções hegemônicas do campo.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.