COMO A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO PODE NOS DESENVOLVER? : UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM MONITORIA.

Autores

  • Gabriel da Silva Pereira
  • Camila de Freitas Costa
  • Renan Braga Alves
  • Lucianne Pereira da Silva
  • Nara Maria Forte Diogo Rocha

Resumo

Um dos temas caros à formação de novos profissionais no Curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará é a temática do desenvolvimento humano. Em sua grade curricular possui uma disciplina para abordar aspectos históricos e teóricos da Psicologia do Desenvolvimento, bem como questões voltadas às infâncias e às adolescências. O presente trabalho tem por objetivo realizar um relato de experiência de monitoria na disciplina de Psicologia do Desenvolvimento I ofertado no semestre de 2020.1. Devido a pandemia ocasionada pelo novo Coronavírus novas estratégias foram elaboradas por docentes e discentes para tornar o aprendizado mais acessível à maioria, portanto, optou-se por uma metodologia que incluiu encontros virtuais síncronos e assíncronos, priorizando avaliações processuais que permitissem um acompanhamento mais próximo dos monitores. Para isso, optou-se pela utilização de uma plataforma digital, chamada Padlet, que possibilita a construção de um mural virtual, por meio de textos, vídeos, filmes, imagens e músicas. Nessa perspectiva, a disciplina convoca os alunos a pensarem a noção de desenvolvimento desvinculada de uma visão unitária e linear, que, por vezes, descarta contextos e diferenças que coexistem com o crescimento maturacional. Através dessa condução, os monitores puderam propor novas discussões e ressaltar a potência de uma produção artística. Como resultados, é possível pontuar que os alunos ressaltaram a heterogeneidade cultural e desenvolveram senso crítico e como forma de avaliar a experiência de monitoria foi criado um formulário de avaliação da monitoria onde as respostas para as perguntas eram dispostas em uma escala padrão likert. Concluímos acreditando que estar em contato com a temática do desenvolvimento humano, seja como aluno ou monitor, nos desenvolve não apenas enquanto pessoas críticas, mas também, como futuros profissionais que irão se deparar com essas questões de forma concreta em sua jornada laboral.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência