COMPREENDENDO O TEMPO E O CLIMA: UM BREVE MANUAL SOBRE A METEOROLOGIA E A CLIMATOLOGIA DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL
Resumo
As atividades de monitoria consistiram em auxiliar o professor nas disciplinas de Climatologia e Mudanças Globais e Meteorologia e Climatologia do LABOMAR, elaborando e disponibilizando listas de exercícios via Google Forms, dirimindo dúvidas dos alunos nos grupos de Whatsapp criados para as referidas disciplinas, além de auxiliar na redação de um manual sobre meteorologia e climatologia da região nordeste do Brasil (NEB), que possui características peculiares e que sofre influência da circulação geral da atmosfera como as células de Walker (associada a fenômenos como El Niño/La Niña) e de Hadley (associada ao posicionamento da Zona de Convergência Intertropical) e da interação oceano-atmosfera. Portanto, o objetivo do manual é elucidar termos e situações recorrentes da meteorologia e climatologia do NEB, visando o melhor aprendizado dos alunos das disciplinas mencionadas anteriormente. O manual será produzido em uma linguagem acessível para a comunidade fora do âmbito acadêmico-científico convertendo termos muito técnicos em explicações didáticas e fáceis de serem assimiladas. O projeto baseou-se no livreto “Understanding and forecasting the weather” do Bureau of Meteorology, que trata dos sistemas de tempo e clima que afetam o estado de Queensland, Austrália. Após levantamento bibliográfico, estruturação dos tópicos iniciou-se a redação do manual (em andamento). Os tópicos abordarão o tempo e o clima do NEB, os sistemas atmosféricos em escala global e regional que influenciam o clima da região, e a importância dos oceanos para o sistema climático. Cada capítulo conterá, ao final, uma lista de termos importantes com seu significado. Ao término deste projeto ter-se-á um material de valor singular para a divulgação científica das Ciências da Terra voltadas para o entendimento do tempo e do clima do NEB, bem como uma bibliografia complementar para ensino das disciplinas citadas inicialmente. Agradecimentos: Programa PID e EOLLab.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.