CONCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE A APLICAÇÃO DE UMA METODOLOGIA ATIVA NA MONITORIA DA DISCIPLINA DE INTEGRAÇÃO A PRÁTICA FARMACÊUTICA.

Autores

  • Jamille de Oliveira Gomes
  • Ana Luiza Saraiva de Oliveira
  • Luciana Macatrao Nogueira Nunes

Resumo

A disciplina Intitulada como Integração a prática farmacêutica faz parte da grade curricular do curso de farmácia da Universidade Federal do Ceará (UFC), é ofertada no primeiro semestre do curso. A monitoria é uma ferramenta pedagógica, pode ser definida como uma modalidade de ensino e aprendizagem. Sabe-se que a metodologia ativa é um recurso educativo que ajuda no processo de ensino aprendizagem pois proporciona uma análise sobre a realidade, enriquecendo na construção do saber. Este estudo tem por objetivo avaliar a percepção dos alunos em relação a utilização de uma metodologia ativa durante a monitoria. Trata-se de um estudo descritivo de caráter qualitativo. Para os encontros de monitoria foi produzido um jogo de tabuleiro em tamanho real pelas monitoras com base no código de ético farmacêutico. Todo o processo de confecção e aplicação do material foram acompanhados e avaliados pela professora da disciplina. Durante a realização da atividade os acadêmicos foram orientados quanto à dinâmica do jogo. Participaram da metodologia 48 alunos, divididos em 6 equipes, onde cada uma delas sorteavam uma pergunta e ao acertar a resposta tinham o direito de jogar o dado e avançar no tabuleiro a quantidade de casas indicadas no dado. A partir de então realizou-se uma pesquisa por meio de um formulário composto de 2 perguntas fechadas, pelo Google Forms, utilizando uma escala de 1 a 5, onde um é considerado pouco relevante e cinco muito relevante, obtendo-se um total de 43 respostas. 31 Alunos (72,1%) marcaram 5 na escala, 10 alunos (23,3%) marcaram 4, 1 aluno marcou 3 e 1 aluno marcou 1, ao serem questionados sobre a relevância da metodologia utilizada. Sobre a atuação das monitoras, 32 (74,4%) alunos marcaram 5 na escala, 10 alunos (23,3%) marcaram 4 e 1 aluno (2,3%) marcou 1. Desse modo, conclui-se que a utilização da metodologia ativa possui muita relevância sobre o processo de ensino aprendizado dos discentes ajudando no processo de memorização do conteúdo abordado.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência