CONFECÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS DE ANNELIDA PARA AS AULAS PRÁTICAS DE INVERTEBRADOS II E ZOOLOGIA BÁSICA
Resumo
As aulas de Zoologia necessitam de maior grau de abstração dos alunos por conta da nomenclatura e observação de estruturas presentes nos animais estudados. Para além disso, é necessário também que os alunos sejam capazes de entender a história evolutiva por trás das estruturas anatômicas e morfológicas dos animais através do que chamamos de plano corporal. Pensando nessa relação entre a observação e nomenclatura de estruturas e em uma maior clareza sobre a história evolutiva dessas estruturas e do plano corporal, destaco a importância da utilização de materiais didáticos para uma melhor apresentação das características dos animais estudados e da sua anatomia. Como o reino Animalia é vasto, foi selecionado um de seus grandes filos, utilizando critérios como: 1) dificuldade de observação de estruturas externas no material fixado em aulas práticas e 2) falta de modelos para o táxon no laboratório. Seguindo esses critérios, o filo Annelida foi escolhido. Os modelos didáticos confeccionados serão representações em três dimensões de anelídeos generalizados, um para cada grupo do filo (não-Clitellata, Clitellata oligoquetas e Clitellata hirudinídeos). O objetivo da produção desse material é destacar as estruturas importantes e definidoras de cada grupo, além de facilitar a comparação entre os táxons de anelídeos e a compreensão da evolução do plano corporal de cada um deles. Após a confecção, os modelos ficarão disponíveis no Laboratório Didático de Zoologia para a utilização em aulas práticas das disciplinas Invertebrados II e Zoologia Básica.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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