CONHECIMENTO PRÉVIO DOS ALUNOS DO SÉTIMO SEMESTRE DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – FORTALEZA SOBRE O USO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19

Autores

  • Raissa Helen de Andrade Praciano
  • Diego Bomfim Sabóia
  • Lucas Andrade Cavalcante
  • Wesla Suzy Praxedes
  • Jessica Garcia Silva Santana
  • Monica Cardoso Facanha

Resumo

Introdução: Nos diversos contextos do mundo, as pessoas precisaram aprender a usar, manusear, retirar e higienizar equipamentos de proteção individual. Com os acadêmicos de medicina, não foi diferente, muitos ainda não tinham tido m contato com o uso desses equipamentos e agora faz parte das suas rotinas o uso adequado. Objetivos: Identificar quanto os alunos conheciam sobre os equipamentos de proteção individual e suas aplicações na prática e para orienta-los como vivenciar essa nova realidade de forma mais segura, diminuindo os riscos de contaminação. Metodologia: Aplicou-se um questionário online, composto por nove questões de múltipla escolha sobre o tema. Três dias depois, os estudantes receberam uma aula on line baseada na Nota Técnica Nº 04/2020 DA ANVISA-ORIENTAÇÕES PARA SERVIÇOS DE SAÚDE: MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE QUE DEVEM SER ADOTADAS DURANTE A ASSISTÊNCIA AOS CASOS SUSPEITOS OU CONFIRMADOS DE INFECÇÃO PELO NOVO CORONAVÍRUS. Resultados: Responderam ao questionário 85 alunos. As questões que tiveram maior número de acertos foram sobre a principal forma de transmissão (82,4%), definição de gotículas e a forma de proteção adequada (68,2%) e as precauções padrão (71,4%). Nas questões seguintes, manteve-se uma quantidade maior de acertos em relação aos erros, mas em proporções menores. Conclusão: Com esse trabalho, vimos que os alunos traziam consigo, das suas vivências vivências prévias, muitas noções sobre o uso de EPI, porém muito foi acrescentado em conhecimento aos alunos, principalmente em relação aos conceitos básicos e definições e em relação ao uso dos equipamentos durante a pandemia.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência