CONSIGO APRENDER EM UMA AULA?

Autores

  • Beatriz Martins Ferreira
  • Livia Rodrigues Vieira
  • MÁrio AntÔnio de Moura Simim

Resumo

A Educação como interatividade contempla tempos e espaços novos para efetiva aprendizagem dos alunos. Em virtude do surgimento do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e com aulas presenciais suspensas, a adoção do ensino remoto foi uma das estratégias utilizadas por diferentes professores universitários. Entretanto, alguns questionamentos a respeito de sua eficácia não foram investigadas. Assim, o presente estudo investigou se uma aula do ensino remoto proporciona aprendizagem para os alunos. Para tanto, utilizamos um questionário on-line (via Google Forms) elaborado com quatro questões de múltipla escolha a respeito da temática “Histórico e Terminologias sobre pessoas com deficiência”. Participaram do estudo 42 alunos do curso de Educação Física matriculados na disciplina de Educação Física Adaptada. A coleta foi realizada em dois momentos: 1) Pré-aula - os alunos respondiam as questões sem ter um contato prévio com o assunto e 2) Pós-aula - após 100 minutos de aula. O questionário foi composto por quatro questões com alternativas de respostas. Ao final do questionário cada aluno tinha uma nota atribuída, sendo 4 pontos a nota máxima. Análises descritivas (frequência relativa, delta percentual, intervalo de confiança [IC95%]) e inferenciais (Teste T pareado, Teste Qui-quadrado de proporção [χ2]) foram utilizados para analisar os dados. A pontuação média dos alunos no momento pré-aula foi 30,9 pontos, e no momento pós-aula foi 40,2 pontos. Percebemos melhora equivalente de 33% (p < 0,001) quando comparamos a pontuação média dos momentos pré vs pós-aula. Analisando separadamente as questões do questionário, percebemos mudanças nos percentuais de acerto em todas as questões (23,4% a 31,9%; p < 0,05). Concluímos que a aula “Histórico e Terminologias sobre pessoas com deficiência” proporcionou aprendizagem para os alunos da turma de Educação Física Adaptada.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência