CONSTRUÇÃO DE VÍDEOS SOBRE PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM COMO ESTRATÉGIA DE MONITORIA
Resumo
Introdução: A pandemia do coronavírus impactou diversos setores da sociedade, dentre eles a educação. Com o distanciamento social, o ensino remoto se destacou trazendo desafios, sobretudo, para os cursos da saúde que exigem carga horária prática, como a enfermagem. Nesse cenário, as tecnologias educativas e audiovisuais, como o vídeo, revelam-se como estratégias para subsidiar a educação, visto que aproximam os conteúdos à realidade, despertam interesse e geram aprendizado. Objetivo: Relatar a experiência da construção de vídeos sobre os procedimentos de enfermagem como estratégia de monitoria da disciplina de Laboratório de Fundamentos de Enfermagem. Metodologia: A construção do vídeo aconteceu em 3 etapas: planejamento, gravação e edição. No planejamento elaborou-se o roteiro dos vídeos através de pesquisa na literatura sobre o desenvolvimento de vídeos educativos e estudo dos Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) da disciplina para aperfeiçoamento da prática. A gravação foi realizada pelas duas monitoras da disciplina com apoio das docentes, a filmagem foi feita pelo celular e ocorreu no laboratório do Departamento de Enfermagem da UFC de onde se utilizou os materiais disponíveis. Na edição utilizou-se o editor de vídeo para computador, Shotcut. Resultados parciais: Foram gravados 4 vídeos com duração média de 4 minutos cada, constando os procedimentos ministrados. Optou-se por retirar o áudio e colocar legenda de acordo com o passo a passo dos POPs, com um fundo musical suave. Ao final, foram disponibilizados na plataforma Solar para que os alunos visualizassem antes da aula prática no laboratório. Conclusão: Percebe-se que utilizar o recurso audiovisual pode significar uma sofisticação na relação ensino-aprendizagem e contribuir para o entendimento dos alunos sobre as práticas da disciplina. Desse modo, os vídeos mostram-se uma ótima estratégia de auxiliar os estudantes, mesmo que à distância, no desenvolvimento de uma base teórico-prática dos conteúdo.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
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