CONSTRUÇÃO E ADAPTAÇÃO DE JOGOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA AS MONITORIAS NO CONTEXTO DE PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autores

  • Maria Lucimar Castro de Brito
  • Francisca Samara Silveira Barreto
  • Rachel Gabriel Bastos Barbosa

Resumo

Introdução: Em diversos contextos as monitorias facilitam as lacunas deixadas pelos métodos tradicionais de ensino, dessa forma o uso de tecnologias e atividades lúdicas facilitam no processo de ensino-aprendizagem. Objetivo: Descrever a experiência da construção e do uso de jogos nas atividades de monitoria da disciplina de Enfermagem no Processo de Cuidar do Idoso. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência acerca das atividades construídas e desenvolvidas nas monitorias durante o semestre 2020.1 que foram formuladas para o modelo virtual devido à pandemia causada pelo Novo Coronavírus. Resultados: Os obstáculos decorrentes da crise sanitária e humanitária já eram esperados, ministrar aulas em tempos de pandemia foi uma árdua tarefa para os professores e monitores em razão da falta de acesso à internet, questões pessoais que interferiram no desempenho e interesse dos alunos e a incerteza de como seria conduzido o semestre. Em consequência do contexto atual foi preciso que as atividades de monitoria se adaptassem e se transformassem em instrumentos mais atrativos e acolhedores para os discentes. Considerado as circunstâncias, as monitoras da disciplina criaram e repaginaram alguns jogos tradicionais como jogo da velha e jogos de tabuleiro, como também criação de jogos com uso de ferramentas virtuais para abordar e revisar os conteúdos assistidos nas aulas. Conclusão: O uso da inovação foi imprescindível para que as dinâmicas fossem construídas e executadas, a aplicação das atividades lúdicas concomitante ao uso da tecnologia foram ferramentas essenciais no processo de ensino-aprendizagem. A disciplina do Processo de Cuidar do Idoso ganhou uma nova interface para os discentes, professores e monitores.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência