CONTABILIZANDO MUNDANÇAS - O ENSINO DE CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA NA PANDEMIA

Autores

  • Jose Danilo Martins Vieira
  • Editinete Andre da Rocha Garcia

Resumo

Com os efeitos da pandemia Sars-Covid-19, a instrução a distância se tornou realidade no ensino superior de todo o Brasil. Na Universidade Federal do Ceará, o curso de Ciências Contábeis passou a utilizar atividades síncronas e assincronas como metodologia de ensino durante esse período. A disciplina de Contabilidade Intermediária passou por três fases distintas desse processo (presencial; presencial, síncrono e assíncrono; e síncrono e assíncrono) O objetivo dessa pesquisa é verificar o grau de adaptação dos alunos às atividades síncronas e assincronas e mapear as principais dificuldades por eles enfrentadas no decorrer da disciplina, avaliando o papel do monitor no processo de aprendizado dos alunos. Para tanto, foram colhidos dados através de formulário eletrônico contendo perguntas sobre a qualidade da metodologia aplicada, a qualidade do aprendizado dos alunos, o uso de ferramentas tecnológicas e a importância da monitoria como acompanhamento para os alunos. Foram obtidas 34 respostas. Esse trabalho apresentou como resultado: 58,8% dos alunos que responderam o formulário avaliaram a qualidade do seu aprendizado como "boa" ou "ótima". 100% dos alunos apontaram a importância da disciplina de Contabilidade Intermediária como "alta" ou "muito alta" para a sua formação. 61,7% acreditam que o programa de monitoria foi (ou está sendo) "relevante" ou "muito relevante" para o bom andamento da disciplina.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência