CONTEÚDO DIGITAL PARA A DISCIPLINA DE FUNDAMENTAL DE CÁLCULO PARA ENGENHARIA

Autores

  • Gabriel Arcanjo Bezerra Matias
  • Leonardo Melo Bezerra
  • Alexandre de Miranda Mont Alverne

Resumo

A monitoria em Cálculo Infinitesimal permite que os alunos da disciplina tenham oportunidade de esclarecimento de dúvidas sobre o conteúdo exposto pelo professor e na resolução de problemas e dúvidas, que não puderam ser sanadas durante as aulas remotas. Exercer o papel de monitor oferece ao aluno (monitor) a oportunidade de aprofundar-se e desenvolver aptidões para o ensino do cálculo infinitesimal. Este projeto de monitoria tem como objetivo principal contribuir com o processo de ensino e aprendizagem de forma ativa, no aprofundamento dos conteúdos transmitidos pelo professor nas aulas síncronas, bem como desenvolver aptidões para o ensino da disciplina de cálculo fundamental e aplicações do mesmo nos diversos ramos e problemas existentes nas engenharias. A metodologia utilizada neste projeto foi: produzir um conteúdo digital sobre os assuntos vistos na disciplina. As informações contidas no conteúdo digital são provenientes das notas de aulas do professor orientador deste projeto. O conteúdo digital proposto está sendo muito utilizado neste momento excepcional de pandemia nas aulas síncronas com o objetivo de facilitar o processo de entendimento e aprendizado do aluno e representa uma fonte alternativa de consulta disponibilizada aos alunos dos cursos de engenharias, além dos livros que a UFC já disponibiliza. O conteúdo digital proposto foi concebido de forma a abordar sucintamente os conceitos fundamentais do cálculo infinitesimal, evitando apresentar detalhes e pormenores da disciplina sem, contudo, ser uma publicação incompleta. O conteúdo digital proposto possui textos, imagens e exercícios resolvidos. As imagens foram produzidas nos softwares comerciais GeoGebra e Symbolab Math Solver e ajudam bastante no processo de entendimento de conteúdos e questões propostas. Até o momento, mesmo com a produção desse material em andamento, foi possível observar que o rendimento dos alunos melhorou e que as aulas remotas tornaram-se mais objetivas e dinâmicas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência