CONTRIBUIÇÃO DA MONITORIA, POR MEIO DO USO DE CASOS CLÍNICOS, NA INTEGRAÇÃO GENÉTICA CLÍNICA E MOLECULAR EM TEMPOS DE COVID-19.

Autores

  • Thissiane dos Santos Bezerra
  • Sílvia Helena Barem Rabenhorst
  • Augusto Adler Freire Martins
  • Débora Valença Maia
  • Maria do Socorro Queiroz Alves De Souza

Resumo

INTRODUÇÃO: A contribuição para o aprendizado do aluno por meio de diferentes técnicas de ensino é fundamental para a contextualização do conteúdo teórico. Com o aumento acentuado de casos de COVID-19 no Brasil, medidas de isolamento social foram adotadas como meio de combate à disseminação do vírus. Consequentemente, o ensino remoto nas instituições de ensino do País tornou-se cada vez mais frequente, estimulando, também, o desenvolvimento de habilidades clínicas e de atitudes frente à prática profissional. OBJETIVO: Introduzir e complementar tópicos em Genética Médica, fomentando discussões em sala de aula virtual, através do uso de casos clínicos como uma alternativa de ensino-aprendizagem, possibilitando aos alunos e aos monitores, a oportunidade de inter-relacionar os saberes teóricos e práticos. MÉTODO: Divisão da turma de 80 alunos em grupos menores, cerca de 10 alunos, nos quais foram abordadas interações dinâmicas para a interpretação de casos clínicos que também foram utilizados em momentos de tira-dúvidas e de revisão. RESULTADOS: Na opinião de todos os monitores e de todos os alunos, os casos clínicos contribuíram para a formação de um novo olhar frente aos métodos de estudo, permitindo conhecer os saberes prévios do grupo frente à situação apresentada e identificar necessidades de aprendizagem específicas, o que foi fundamental para o desenvolvimento de uma melhor capacidade resolutiva, despertando interesse e participação de todos os integrantes. CONCLUSÃO: O uso de casos clínicos, tanto para os alunos do 1º semestre do Curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará, quanto para os monitores, foi bastante relevante, sobretudo durante o ensino remoto, tendo em vista que o isolamento social dificultou a integração teórico-clínica aos alunos do ciclo básico, ressaltando a importância de diferentes métodos de ensino na formação intelectual e humanística dos futuros profissionais.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência