CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA DE LINGUÍSTICA PARA ALUNOS DO CURSO LETRAS LIBRAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Erika Teodosio do Nascimento
  • Patricia Araujo Vieira

Resumo

O eixo de estudo da Linguística no curso Letras Libras (Língua Brasileira de Sinais), compreende disciplinas que requerem do discente um conhecimento da Linguística da Libras e a leitura de textos acadêmicos. A Língua Portuguesa para os surdos é sua Segunda Língua (L2), e muitos têm dificuldade na leitura de textos acadêmicos. Para os estudantes ouvintes o desafio é a compreensão dos Estudos Linguísticos da Libras. Neste contexto de pandemia, em que as aulas foram ministradas de forma remota, a monitoria em Linguística da Libras aconteceu de forma também online e teve como objetivo acompanhar discentes nas disciplinas da área de linguística, auxiliando na leitura e compreensão dos textos acadêmicos, contribuindo com sua aprendizagem. Para tanto, desenvolvemos estudos colaborativos com alunos das disciplinas por meio de webconferências para a resolução de exercícios propostos pelos professores. Prestamos assistências por meio de aplicativos de celular e nos dedicamos a estudos individuais para conduzir momentos de tira dúvidas por meio de reuniões pela Internet. Os resultados da implementação da monitoria online promoveu melhor acompanhamento aos alunos, principalmente, neste momento em que a interação foi totalmente virtual. Minha participação como monitora do PID me proporcionou uma reflexão sobre a relevância da prática docente aplicada à uma nova realidade, com aulas e acompanhamentos à distância e cooperou com o aprofundamento do aprendizado da Linguística da Libras observando as práticas metodológicas dos professores adaptadas para o novo contexto.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência