CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA NA UTILIZAÇÂO DE LITERATURA E MÍDIAS AUDIOVISUAIS NA DISCIPLINA DE CRIMINOLOGIA
Resumo
Dentro do âmbito da Criminologia, estudamos os delitos ou condutas desviantes por meio de um método empírico, interdisciplinar e que busca causas e consequências para o fenômeno do crime, assim, sendo relevante o aprofundamento sobre os papéis desempenhados pela pessoa do infrator, vítimas e controles sociais e informais. Para além do método expositivo, enfrentamos no ano de 2020 a realidade de aulas ministradas a distância por meio de encontros virtuais, sendo de maior preocupação do corpo docente a efetiva participação e aprendizado dos alunos. Nesse contexto, mostrou-se necessária a busca por meios de incentivo à participação e demonstração por parte dos alunos de conhecimento sobre o conteúdo da disciplina. Assim, mostrou-se eficaz e frutífera a utilização de literatura e mídias audiovisuais para exemplificação e contextualização dos diversos assuntos tratados em aula. Para além da análise crítica das obras em si, foi possível a correlação, explicação e exposição por parte dos próprios discentes, em complementação ao já exposto pelo docente, sobre as Escolas Criminológicas e se tais obras, ficcionais ou não, podem retratar nossa realidade e sua relação com o estudo de causas e consequências das condutas desviantes e repressão estatal. Dessa forma, o papel do monitor como catalizador das expectativas apresentadas pelo grupo discente, além de sua participação na leitura e debate, mostrou-se enriquecedora para além do objetivo de apreensão do conteúdo por parte dos alunos, sendo oportunidade ímpar de verificação da possibilidade de utilização de estratégias, para além do método expositivo, de ensino que conseguem atrair e manter atento um grande corpo de alunos.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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