CONTRIBUIÇÕES DA REFLEXÃO HISTÓRICA PARA O ENSINO DA PSICOLOGIA SOCIAL

Autores

  • Heliomar da Silva Fernandes
  • Carlos Juan Maia Brasil Barros
  • Iacilane Saraiva do Nascimento Teixeira
  • Aluisio Ferreira de Lima

Resumo

Propõe-se, tomando como eixo analítico um recorte do conteúdo programático da disciplina de Teorias e Práticas em Psicologia Social I, examinar o papel da reflexão histórica da Psicologia Social enquanto ferramenta didática no seu processo de ensino. Em tempos em que negacionismos suscitam investidas de desqualificação das ciências humanas e de redução dos saberes científicos ao lugar de técnica irrefletida, torna-se imperativo pôr em debate a contribuição do estudo histórico da ciência psicológica. Para tanto, procurou-se considerar como, metodologicamente, nos módulos iniciais da disciplina, abordou-se a discussão em torno das narrativas de gênese e de desenvolvimento da Psicologia Social, ao tomar sua historicidade e sua contextualidade como objetos de análise. Assim, observou-se que, de início, em contraste com as abordagens de natureza internalista que prevalecem nas tradicionais narrativas da história da Psicologia, buscou-se reconstruir o processo de fundação e autonomização da Psicologia como ciência e dos preliminares projetos científicos de Psicologia Social na Europa, lançando luz sobre as determinações político-institucionais, "externas" ao campo das ideias, próprias ao seu contexto de surgimento. Discutiu-se igualmente, em seguida, a emergência dos projetos modernos de Psicologia Social nos Estados Unidos, na América Latina e, finalmente, no Brasil, destacando, de modo a considerar sua dispersão epistêmico-metodológica, as características da produção de teorias, metodologias e práticas locais. Constatou-se, deste modo, que historicizar a Psicologia Social implica, em síntese, colocar entre parênteses os modos estabelecidos de fazer sua história, evidenciando nestes as contradições, os projetos e os valores imanentes aos seus saberes e suas práticas; tal leitura, por conseguinte, pode se mostrar capaz de proporcionar fundamentos para que o discente em formação possa avaliar criticamente suas correntes de produção de conhecimento e de intervenção.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência