CORRELAÇÕES ANÁTOMO-CLÍNICAS EM ULTRASSONOGRAFIA ABDOMINAL: RETENÇÃO DE CONTEÚDO POR ESTUDANTES DO 2š SEMESTRE DO CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Autores

  • Martan Barroso Castelo Branco
  • David Augusto Batista Sá Araújo
  • Lucas de Souza Albuquerque
  • Randal Pompeu Ponte
  • Emmanuel Prata de Souza

Resumo

INTRODUÇÃO: A ultrassonografia (USG) representa uma realidade na prática clínica do profissional de saúde, tanto em sua realização quanto na interpretação de achados clínicos que, portanto, precisam ser inclusos na grade de aprendizado médico; fato esse que motivou a promoção de uma aula adicional, contemplando tais conceitos, para os alunos do 2º semestre que haviam passado pelo módulo de sistema digestório. OBJETIVO: Avaliar a retenção do conteúdo ministrado aos alunos do curso de medicina da UFC referente ao método de USG. MÉTODO: Ministrou-se aula expositiva de 20 minutos com o tema "ultrassonografia do abdome", sendo os tópicos: princípios gerais da técnica, pilares de utilização e aplicações práticas com casos clínicos. Os feedbacks foram coletados através da plataforma Google Forms. O instrumento utilizado foi um questionário de caráter misto composto por 5 perguntas objetivas acerca do conteúdo da aula e 1 subjetiva destinada à expressão livre das opiniões sobre a experiência. RESULTADO: Obtiveram-se 11 respostas, com taxa de acerto geral de 84%, tendo 45% dos alunos atingido a nota máxima. Uma questão apresentou 100% de acerto, referente à característica operador-dependente da técnica, e uma com 91% de acerto, essa tratando dos requisitos para realização do exame. Observou-se maior dificuldade relacionada ao tema de particularidades técnicas do aparelho e achados específicos do efeito de visualização em Doppler. CONCLUSÃO: Desta maneira, sugere-se êxito da experiência, tanto em relação à boa taxa de acerto no questionário pós-atividade, como pelos agradecimentos à iniciativa e elogios prestados no campo de respostas subjetivas. Em especial, ressaltamos o benefício de se incluir relações radiológicas ao ensino da anatomia, visto que essa possibilita uma melhor compreensão por parte do estudante e um aprendizado mais ativo, na medida em que trabalha não só o nome das estruturas, mas o posicionamento espacial delas na imagem e suas relações anatomo-clínicas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência