CUSTOS E FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA EM UMA CONFEITARIA: ANÁLISE DA LUCRATIVIDADE E CONCORRÊNCIA DE MERCADO.
Resumo
A formação de preço é uma ferramenta fundamental para a vida financeira da empresa, ter conhecimento de custos e despesas, assim como saber escolher o melhor método de valoração são bases à construção de um preço de venda competitivo e que assegure o retorno esperado de investimentos. O presente estudo busca dimensionar os custos para a formação do preço de vendas, a fim de compará-lo com os preços do mercado, no ramo de confeitaria. A pesquisa tem por objeto de estudo uma confeitaria localizada em Fortaleza/CE, por meio de uma tipologia descritiva, bibliográfica e documental. A análise da documentação do período de 08 a 12/2020, segregando os custos, despesas e investimentos agregados à formação do preço de venda, favorecem à expansão da investigação nos conceitos de ponto de equilíbrio e margem de segurança. O total de itens do cardápio compreende 55, representado por bolos e doces, onde os bolos representam sete modelos, distribuídos em até sete subcategorias por quantidade de fatias – 2, 10, 15, 20, 30, 40 e 50 fatias – e os doces possuem sete modelos, distribuídos em até oito subcategorias por tipo de recheios. Os resultados preliminares apontaram que os bolos de ‘chantininho’ representam, em média, 49,8% do volume total de vendas, enquanto que nos doces, o ‘brigadeiro tradicional’ representam, em média, 14% do volume de vendas. Algumas análises futuras serão feitas considerando os custos indiretos e despesas diretas e indiretas, a fim de obter melhor mensuração dos custos, uma vez que no ‘brigadeiro tradicional’ foi considerado, apenas, o custo direto (insumos da produção). Além disto, outros acréscimos como margem de lucro e tributos sobre vendas devem ser inseridos para obtenção de preço de venda estimado e, consequente, análise com o mercado.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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