DA EXPERIÊNCIA DE MONITORIA REMOTA EM TEORIA DO DIREITO

Autores

  • Francisca Amelia de Souza Pontes
  • Gretha Leite Maia de Messias

Resumo

A componente curricular de Teoria do Direito é ofertada aos alunos do segundo semestre do curso de Direito, possuindo caráter propedêutico por apresentar o Direito como uma ciência por meio do estudo das teorias clássicas mais relevantes da área, estando identificada com um conjunto de outros componentes preliminares à construção do conhecimento jurídico. Nesse contexto, em decorrência da pandemia de COVID-19, foi decretado suspenso o ensino presencial pela Resolução Nº 08/2020 do CONSUNI. Em vista disso, objetiva-se relatar a experiência de monitoria em face ao desafio de adaptar-se ao modelo de ensino remoto. Metodologicamente, procedeu-se à exposição e análise das atividades remotas de monitoria realizadas para uma turma de 50 alunos entre o período de março a julho de 2020. Isso posto, convém informar que as plataformas escolhidas para suporte às aulas remotas foram o ‘’Whatsapp’’ e ‘’Google Drive’’, sendo ambas administradas pela monitora. A docente optou pelo modelo assíncrono, procedendo à submissão de ''áudios-aula'' à monitora para disponibilização em plataformas supramencionadas. A interação com os alunos era realizada por grupo virtual, sendo a monitora responsável pela transmissão de mensagens entre alunos e professora. Tais comunicações consistiam em dúvidas e respectivas respostas. A avaliação compunha-se por dois trabalhos sobre o conteúdo lecionado. Dentre os problemas desse novo modelo, deu-se a dificuldade de acompanhamento do aprendizado do alunato e escolha de proposta avaliativa mais adequada. Somado a isso, os empecilhos pessoais relativos às dificuldades de conexão para acesso às aulas, assim como questões relacionadas à saúde física e mental dos discentes decorrentes da pandemia. Denotou-se, portanto, que a monitoria foi bastante importante para a condução dessa componente curricular por meio virtual, uma vez que à monitora foram designadas atividades para auxiliar o processo pedagógico em um modelo absolutamente novo de ensino.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência