DA SALA DE AULA AO MUNDO VIRTUAL: RELATO DE ELABORAÇÃO DE MONITORIAS ASSÍNCRONAS DE SUPORTE A ATIVIDADES PEDAGÓGICAS

Autores

  • Hillary Bastos Vasconcelos Rodrigues
  • Amanda Guilhermino Aragão
  • Michell Angelo Marques Araujo

Resumo

INTRODUÇÃO: Apesar das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) já fazerem parte da rotina das aulas presenciais, houve a necessidade da transição rápida e inesperada do gênero presencial para o gênero virtual. Isso gerou a necessidade de capacitações e planejamentos bem distintos dos usuais no modelo de aula tradicional, para docentes e discentes. OBJETIVO: Descrever a experiência de duas acadêmicas de Enfermagem inseridas no Programa de Iniciação à docência, que elaboraram videoaulas para atividades assíncronas dos alunos da disciplina de Antropologia Filosófica. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência de uma atividade na disciplina de Antropologia Filosófica do curso de Enfermagem na Universidade Federal do Ceará. Na qual foram confeccionadas videoaulas pelas monitoras, com informações visuais importantes, ressaltando e narrando aspectos principais, além de mostrar como desenvolver as atividades pelo meio digital. O material final, depois de editado, teve duração média de 20 a 30 minutos. Após a postagem da videoaula, na plataforma Google Classroom, foi enviado um formulário digital de avaliação da mesma pelos discentes, contemplando as seguintes perguntas: A videoaula contribuiu de alguma forma para seu conhecimento sobre o assunto? Gostaria de mais videoaulas para ajudar nas próximas atividades? Ademais, há espaço no formulário para sugestões, críticas e dúvidas. RESULTADOS: Todos os alunos que participaram da primeira experiência de monitoria por videoaula relataram gostar do modelo interativo adotado, que queriam outras videoaulas e que estas contribuiram para o conhecimento na disciplina. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A realização das videoaulas como suporte pelas monitoras juntamente com os formulários de avaliação se mostraram eficazes pela perspectiva exposta dos alunos, uma vez que foram feitas críticas positivas e sugeridos pontos a se esclarecer posteriormente em monitorias síncronas, facilitando a organização e troca monitor-aluno.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência