DESAFIOS DA MONITORIA DE EDITORAÇÃO NO ENSINO REMOTO

Autores

  • Brenda de Souza Silva
  • Maria Giovanna Guedes Farias

Resumo

Aborda as experiências obtidas no decorrer da monitoria do Programa de Iniciação à Docência (PID) da disciplina de Editoração no curso de Biblioteconomia, durante o semestre 2020.1, que teve seu início de forma presencial, mas em virtude da pandemia de COVID-19 foi readaptado e continuado por meio do ensino remoto. Esse panorama acarretou em mudanças nas atividades acadêmicas para que o ensino não fosse paralisado. Houve uma reorganização dos processos pedagógicos, assim como nas atividades da monitoria, a qual exerceu um papel importante na integração, mesmo que virtualmente, de todos os envolvidos com a disciplina, visando ter o melhor aproveitamento dos discentes. A monitora atuou objetivando sanar dúvidas, manteve contato com os alunos por meio das redes sociais, ajudando nas necessidades informacionais, participando dos encontros, auxiliando no acompanhamento das atividades propostas, palestras e regulando a frequência, onde foi elaborado um novo plano de aula com modificações na didática e atividades, atualizando os materiais usados no decorrer da disciplina. Os encontros foram intercalados entre aulas gravadas e aulas síncronas. As atividades pedagógicas virtuais, a exemplo, da construção de um periódico científico dentro do Open Journal System (OJS) e a publicação de uma edição, pelas equipes formadas pelos alunos, ocorreram de forma satisfatória, tendo atingido o objetivo de ativar as teorias ensinadas durante o semestre nestas atividades práticas. Conclui-se que, muitos foram os desafios de adaptação e manuseio das plataformas para apoio à aprendizagem, como a falta de ferramentas tecnológicas, acesso à internet e a fadiga física e mental, entretanto, mesmo com o cenário apresentado, o semestre foi realizado obtendo êxito no ensino do conhecimento teórico/prático da disciplina, bem como o compartilhamento de experiências e vivências dos estudantes.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência