DESAFIOS DO PROJETO DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA “O ENSINO DO ATLETISMO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA” NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO: O USO DO INSTAGRAM COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

Autores

  • Fernando Lucas Lisboa Pereira
  • Gabriel Martins Carneiro
  • Eduardo Vinicius Mota e Silva

Resumo

O Projeto de iniciação a docência “O ensino do atletismo e a formação de professores de educação física” desenvolvido durante o ano letivo de 2020, sofreu os impactos da epidemia causada pelo vírus COVID19, que impossibilitou o desenvolvimento de atividades de ensino presenciais. Com isso as metodologias de ensino e o formato de aplicação das atividades utilizados nas disciplinas, tiveram que ser modificados, passando para um formato quase que 100% digital, através do ensino remoto. A vivência do processo ensino-aprendizagem passou a ser mediada por artefatos digitais como computador, celular e tablete, tornando a internet seu principal meio. Como consequência observou-se que canais práticos e acessíveis aos alunos, como aplicativos de relacionamento, também conhecidos como redes sociais, poderiam ser um bom instrumento para a disseminação de informações de cunho acadêmico. No caso específico deste projeto optou-se pela utilização do aplicativo Instagram, por meio da criação de um perfil exclusivo para a monitoria da disciplina Atletismo I, ministrada a duas turmas no semestre 2020.1. Este resumo tem como objetivo descrever esta experiência e apresentar seus principais impactos na formação dos alunos matriculados nestas turmas. Através do aplicativo, os monitores puderam desenvolver trabalhos como postagens de conteúdos abordados em sala de aula, lives com a presença de convidados que relatavam suas experiências em relação aos conteúdos abordados e a realização de testes e enquetes sobre a disciplina. Desta forma, o Instagram tornou-se um dos principais canais entre os alunos, os monitores e os conteúdos da disciplina. Acredita-se que isto tenha acontecido pelo fato esta rede social ser bastante utilizada e disseminada, de forma que a maior parte dos alunos já fazia uso contínuo deste aplicativo, facilitando seu acesso, também, a conteúdos relacionados a sua própria formação.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência