DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO NA DISCIPLINA DE "TRABALHO, SAÚDE E AMBIENTE" DURANTE A PANDEMIA DO COVID19

Autores

  • Leonardo Freire Alves Nogueira
  • Marcelo José Monteiro Ferreira
  • Saulo da Silva Diógenes
  • Antonio Marto Pinheiro Junior
  • Gabriela Silva Holanda
  • Maxmiria Holanda Batista

Resumo

INTRODUÇÃO: O Covid-19 espalhou-se rapidamente pelo mundo em 2020 e gerou a inédita situação de 90% da população estudantil estar isolada em todo o mundo. Apesar das dificuldades encontradas pela nova conjuntura, esse agravante causou uma grande comoção por novidades do ensino remoto, como também uma necessidade concreta de implementar novas ferramentas de ensino-aprendizagem de modo a dar continuidade ao semestre letivo. Nessa perspectiva, dentro da Disciplina de Desenvolvimento Pessoal 3 da Universidade Federal do Ceará, foi introduzido o curso online como estratégia de acompanhamento pedagógico durante o módulo, além de simulações online de consultas médicas , portfólios cumulativos e avaliações online para suprir com essa demanda emergente. OBJETIVO: Para tanto, esse trabalho tem como objetivo avaliar os impactos da pandemia no contexto do ensino da disciplina "Trabalho, saúde e ambiente", como também explorar as estratégias adotadas para superar esse momento atípico. METODOLOGIA: Os docentes e monitores do módulo se reuniram no início do semestre para determinar algumas medidas em frente à nova realidade, visto que muitas das atividades requeriam o modelo presencial para serem realizadas. RESULTADOS: Visto isso, adotou-se novas formas de avaliação, como os portfólios em grupo referentes às aulas da semana dentro da plataforma Moodle atrelado ao curso EaD. Outra determinação foi a mimetização pré-gravada de uma consulta com paciente, performada pelos monitores, para que os discentes tenham contato mais prático sobre o assunto. Ademais, foi realizada web-conferências com profissionais capacitados e visitas a processos produtivos perto da residência dos estudantes, como alternativa ao trabalho em campo. CONCLUSÃO: Destarte, todas essas medidas foram maneiras para dar continuidade com a educação médica e capacitar os acadêmicos sobre esse assunto tão importante na medicina, sendo formas eficazes de continuar o conhecimento de forma responsável.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência