DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NO ENSINO DAS ATIVIDADES PRÁTICAS NA DISCIPLINA DE ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE 1 DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19

Autores

  • Mariana Lacerda Soares
  • Christopher Falcão Correia
  • Samuel Bezerra Magalhães Martins
  • Tatiana Monteiro Fiuza
  • Carmem Emmanuely Leitão Araújo
  • Virginia Oliveira Fernandes

Resumo

A pandemia do Covid-19 lançou um desafio para o ensino prático na formação médica. A ida à unidade de atenção básica à saúde (UABS) e a visita domiciliar visam o primeiro contato do aluno com paciente. Devido à relevância dessa atividade, a disciplina de Atenção Básica à Saúde 1 proporciona aos alunos do primeiro semestre de Medicina a experiência da visita domiciliar, o acolhimento dos pacientes e práticas clínicas, como aferição de pressão arterial (PA), circunferência abdominal (CA) e medida de glicemia capilar (DX). No contexto pandemia, essas atividades foram suspensas. Este trabalho relata a experiência dos monitores da disciplina no acompanhamento e filmagem de uma visita domiciliar e participação de atividades no laboratório de simulação para práticas de aferição de PA, CA, DX e um Exame Estruturado de Habilidades Clínicas (OSCE). Trata-se de um relato de experiência do acompanhamento e gravação de uma visita domiciliar no bairro Barra do Ceará e a descrição das atividades no laboratório de simulação. Com a permissão da família e do paciente, os monitores filmaram o atendimento médico, juntamente com a ACS e dois residentes de medicina, permitindo aos alunos observar a dinâmica da visita domiciliar. Já a atividade de simulação foi opcional, mas que contou com a presença de 75% dos alunos. Foi realizada em 2 dias, com 12 grupos de 5 alunos que faziam rodízio nas estações de aferição de PA, medida de CA, de DX e OSCE de acolhimento do paciente. Cada estação durava em média 20 minutos, com participação dos professores da disciplina, monitores e residentes de nutrição e enfermagem. Percebeu-se o entendimento pelos alunos da importância da visita domiciliar e sua capacitação no treinamento em habilidades, reduzindo os prejuízos em sua formação. Essas estratégias adaptadas propiciaram uma nova abordagem do ensino prático e podem inclusive complementares às atividades tradicionais no pós-pandemia.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência