DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE ENSINO NO PROGRAMA DE MONITORIA DE OTORRINOLARINGOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
INTRODUÇÃO: Alguns desafios de ensino à metodologia se impuseram diante do aparecimento de medidas de distanciamento social em meio à pandemia COVID-19. Novos procedimentos de ensino-aprendizagem passaram a ser, portanto, uma necessidade a ser aprimorada e incorporada na educação em saúde. OBJETIVOS: Apresentar o relato de experiência vivenciado por um monitor de otorrinolaringologia na aplicação de novos métodos de ensino e as perspectivas sobre o ensino médico à distância. METODOLOGIA: Adaptações de metodologias ao ensino médico tradicional tornaram-se uma realidade emergente às instituições e aos indivíduos ligados à docência. Passaram a ser realizadas atividades teóricas com grupos de, no máximo, 10 alunos por videoconferência visando discussão de casos clínicos de modo a conferir mais interação entre os integrantes, foram elaborados materiais audiovisuais de exames complementares em otorrinolaringologia e incorporados ao ambiente virtual de aprendizagem (AVA) da Faculdade de Medicina de livre acesso aos estudantes da disciplina e foram realizadas atividades práticas com apenas 2 alunos no ambulatório para ensino de semiologia otorrinolaringológica geral e otoneurológica, fundamental à formação médica. RESULTADOS: Os resultados alcançados com essas novas metodologias se mostraram uma alternativa positiva para o seguimento do ensino médico. As avaliações subjetivas dos alunos foram favoráveis a respeito da disciplina e dos novos métodos implantados frente às limitações institucionais. CONCLUSÃO: É notável, portanto, a importância da diversificação de meios e procedimentos de ensino durante adversidades. Os desafios estão sendo enfrentados visando a melhor educação médica. É indubitável lembrar, no entanto, que atividades práticas, interpessoais e presenciais são indispensáveis à formação do médico e que, apesar dos esforços empreendidos no atual cenário, há anseio pela retomada dessas atividades em plena capacidade.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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