DESAFIOS E SOLUÇÕES DA MONITORIA DIGITAL EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Paulo Vitor Angelo Silveira
  • Alana Campelo Vasconcelos
  • Robson Oliveira Rodrigues
  • Ticianne de Gois Ribeiro Darin

Resumo

As disciplinas de Interação Humano Computador II, Teoria e Crítica do Design e Laboratório de Criatividade são parte do calendário de aulas presenciais do curso de Sistemas e Mídias Digitais. Entretanto, durante a pandemia do SARS-CoV-2, as disciplinas do curso passaram para o formato emergencial adotado pela Universidade Federal do Ceará. Desta forma, as atividades de monitoria foram modificadas para atender as novas metodologias à distância. Então, para a assimilação dos conteúdos por partes dos alunos foram elaborados materiais digitais, dentre eles vídeos e infográficos, a fim de facilitar os momentos assíncronos espacialmente para alunos cuja conexão com a internet é falha. Além disso, foram utilizadas as ferramentas do Solar, como repositório das informações; Telegram para fins de comunicação direta entre as professoras e os alunos, mediado principalmente pelos monitores. Ademais, as professoras à frente das disciplinas citadas acima fazem parte do grupo de estudos Célula Multimídia, portanto, contam com possibilidade da utilização do site do grupo celulamultimidia.ufc.br. No site foram desenvolvidos projetos onde os estudantes produziram materiais para o público geral por meio de postagens de blog e interação com repositório já existente no sítio eletrônico. Devido aos novos tipos de mídia que foram introduzidos ao site durante a pandemia, ele precisou ser reformulado para atender as necessidades atuais das cadeiras. Portanto, a monitoria, mediante orientação, planejou um novo formato de design para o sítio virtual da Célula Multimídia visando integrar com os novos tipos de conteúdo postados nas disciplinas à distância, buscando trazer uma interface mais agradável e atender os objetivos básicos da Arquitetura da Informação. Este trabalho visa apresentar os meios utilizados pela monitoria para fomentar o interesse dos estudantes em suas aulas, buscando reduzir a supressão durante a pandemia e relatar o processo de redesign do site celulamultimidia.ufc.br.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência